SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número41Comentário: Quem toma conta dos jornalistas?O que são notícias (automatizadas)? Uma análise de conteúdo de artigos noticiosos redigidos por algoritmos índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Media & Jornalismo

versão impressa ISSN 1645-5681versão On-line ISSN 2183-5462

Resumo

SILVEIRINHA, Maria João et al. Assédio e hostilidade online contra jornalistas: dimensões experienciais e de género. Media & Jornalismo [online]. 2022, vol.22, n.41, pp.83-102.  Epub 31-Dez-2022. ISSN 1645-5681.  https://doi.org/10.14195/2183-5462_41_5.

Apesar das esperanças depositadas nos potenciais benefícios de uma maior aproximação entre jornalistas e audiências no espaço digital, a possibilidade de as audiências comentarem ou acederem facilmente aos/às jornalistas tornou-se um problema reconhecido. O assédio e os ataques em linha a estes/as profissionais, mais visíveis com o crescimento da extrema-direita, tornaram-se problemas relevantes que têm também dimensões de género. A partir de um estudo tridimensional que incluiu o mapeamento de uma amostra de comentários a notícias, um inquérito a jornalistas e um conjunto de entrevistas em profundidade a mulheres jornalistas, esta investigação procura analisar a situação em Portugal. Os resultados confirmam a presença de discurso abusivo nos comentários a notícias, a perceção pelos/as jornalistas de que o ambiente digital veio agravar a hostilidade contra a imprensa, a falta de confiança nos mecanismos de proteção e como aspetos como o género são relevantes no assédio online.

Palavras-chave : assédio online; jornalistas; hostilidade contra a imprensa; género.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )