SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue41Online harassment and hostility against journalists: experiential and gender dimensionsNews content analyses in the 21st century: A structured literature review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Media & Jornalismo

Print version ISSN 1645-5681On-line version ISSN 2183-5462

Abstract

TANDOC JR, Edson C.; WU, Shangyuan; TAN, Jessica  and  CONTRERAS-YAP, Sofia. O que são notícias (automatizadas)? Uma análise de conteúdo de artigos noticiosos redigidos por algoritmos. Media & Jornalismo [online]. 2022, vol.22, n.41, pp.103-120.  Epub Dec 31, 2022. ISSN 1645-5681.  https://doi.org/10.14195/2183-5462_41_6.

O uso da automatização na produção de artigos noticiosos confronta o jornalismo com ameaças, oportunidades e ambiguidades. A automatização no jornalismo tem atraído muita atenção por parte da academia, desde a perspetiva dos jornalistas (humanos) à forma como as audiências processam os artigos noticiosos escritos com algoritmos. Estas pesquisas assumem que os artigos noticiosos escritos por humanos diferem dos artigos noticiosos escritos através de processos de automação. Mas será que são diferentes? Este estudo compara os artigos noticiosos escritos por humanos com os artigos noticiosos escritos por algoritmos publicados pela Bloomberg. Mobilizando os enquadramentos da teoria dos campos e a discussão em torno das fronteiras do jornalismo, descobrimos que as notícias escritas através de algoritmos partilham algumas semelhanças com notícias escritas por humanos, como o foco em acontecimentos atuais ou a utilização da pirâmide invertida. Mas também encontrámos diferenças. Primeiro, em termos de valores-notícia, os artigos noticiosos escritos por humanos tendem a exibir mais negatividade e impacto do que os artigos noticiosos escritos por algoritmos. Os artigos noticiosos escritos por humanos são mais suscetíveis de incluir interpretação, enquanto os artigos escritos por algoritmos tendem a ser mais curtos, sem utilizar fontes humanas.

Keywords : algoritmos; automatização; Bloomberg; análise de conteúdo; notícias.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )