SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número41Notícias e análises de conteúdo no século XXI: uma revisão de literatura estruturadaConfiança e uso dos media na União Europeia: determinantes sociomediáticas da confiança nas autoridades locais e regionais índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Media & Jornalismo

versión impresa ISSN 1645-5681versión On-line ISSN 2183-5462

Resumen

AMARAL, Inês; FLORES, Ana Marta  y  ANTUNES, Eduardo. Desafiando imaginários: práticas mediadas de jovens adultos em aplicações móveis. Media & Jornalismo [online]. 2022, vol.22, n.41, pp.141-160.  Epub 31-Dic-2022. ISSN 1645-5681.  https://doi.org/10.14195/2183-5462_41_8.

Considerando o grupo específico de jovens adultos(as) em Portugal, o artigo visa perceber se e de que forma as aplicações móveis interferem com as identidades de género e as práticas sexuais. A abordagem metodológica adotada é quantitativa, operacionalizada através de um inquérito por questionário a uma amostra representativa (N=1500) de jovens (18-30 anos). Os resultados indicam que a orientação sexual influencia os comportamentos relacionados com a intimidade e os imaginários das identidades sexuais e de género. Atendendo à forma como as aplicações móveis são incorporadas no quotidiano, constata-se a relevância do género com 66,2% dos(as) participantes a designarem o género nas aplicações e 37,9% a afirmarem que este é a representação da sua identidade. Os resultados mostram ainda que 19,2% dos(as) inquiridos(as) mencionam que não há opção para o género com que se identificam, pelo que é possível inferir que as interfaces digitais podem limitar ou impor imaginários normativos.

Palabras clave : identidades de género e sexualidades; culturas digitais; aplicações móveis; mediação digital.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )