SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número41Notícias e análises de conteúdo no século XXI: uma revisão de literatura estruturadaConfiança e uso dos media na União Europeia: determinantes sociomediáticas da confiança nas autoridades locais e regionais índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Media & Jornalismo

versão impressa ISSN 1645-5681versão On-line ISSN 2183-5462

Resumo

AMARAL, Inês; FLORES, Ana Marta  e  ANTUNES, Eduardo. Desafiando imaginários: práticas mediadas de jovens adultos em aplicações móveis. Media & Jornalismo [online]. 2022, vol.22, n.41, pp.141-160.  Epub 31-Dez-2022. ISSN 1645-5681.  https://doi.org/10.14195/2183-5462_41_8.

Considerando o grupo específico de jovens adultos(as) em Portugal, o artigo visa perceber se e de que forma as aplicações móveis interferem com as identidades de género e as práticas sexuais. A abordagem metodológica adotada é quantitativa, operacionalizada através de um inquérito por questionário a uma amostra representativa (N=1500) de jovens (18-30 anos). Os resultados indicam que a orientação sexual influencia os comportamentos relacionados com a intimidade e os imaginários das identidades sexuais e de género. Atendendo à forma como as aplicações móveis são incorporadas no quotidiano, constata-se a relevância do género com 66,2% dos(as) participantes a designarem o género nas aplicações e 37,9% a afirmarem que este é a representação da sua identidade. Os resultados mostram ainda que 19,2% dos(as) inquiridos(as) mencionam que não há opção para o género com que se identificam, pelo que é possível inferir que as interfaces digitais podem limitar ou impor imaginários normativos.

Palavras-chave : identidades de género e sexualidades; culturas digitais; aplicações móveis; mediação digital.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )