SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número41Desafiando imaginários: práticas mediadas de jovens adultos em aplicações móveisPara além das erratas: implicações democráticas da crítica do ombudsman de imprensa nos jornais Correio da Paraíba, Folha de S. Paulo e O Povo nos anos 1995 e 2019 índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Media & Jornalismo

versão impressa ISSN 1645-5681versão On-line ISSN 2183-5462

Resumo

SOUSA, João Carlos  e  PINTO-MARTINHO, Ana. Confiança e uso dos media na União Europeia: determinantes sociomediáticas da confiança nas autoridades locais e regionais. Media & Jornalismo [online]. 2022, vol.22, n.41, pp.161-178.  Epub 31-Dez-2022. ISSN 1645-5681.  https://doi.org/10.14195/2183-5462_41_9.

Compreender quais são os fatores sociomediáticos que impactam a confiança dos cidadãos nas autoridades locais e regionais revela-se de extrema importância, em sociedades crescentemente polarizadas. O presente trabalho pretende, através do uso de dados do Eurobarómetro, com um total de 27 746 participantes dos 28 Estados Membros da União Europeia, contribuir para uma clarificação do papel dos media na promoção da confiança nas instituições locais e regionais. A operacionalização passa pela implementação de um modelo de regressão logística que permita medir o impacto dos media e as determinantes socio educacionais na confiança nestas instituições de proximidade. A demonstração empírica permitiu concluir que quem confia e usa os media tradicionais tende a ter maiores probabilidades de confiar nas autoridades locais e regionais. Estas evidências remetem-nos para a ideia de que os maiores utilizadores dos media digitais devem ser o foco de políticas públicas que visem a literacia mediática e digital. Deste combate depende a democraticidade das sociedades europeias.

Palavras-chave : confiança nos media; uso dos media; confiança nas autoridades locais/regionais; Eurobarómetro.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )