SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número42Comunicação e Bem-Viveres: Educomunicação em Coletivos das Periferias de Colômbia e BrasilOs Jogos Paraolímpicos como Ferramenta de Comunicação para a Mudança Social: Percepções do Público, Fetos e Potencial de Mudança Social nas Zonas Rurais do Malawi índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Media & Jornalismo

versión impresa ISSN 1645-5681versión On-line ISSN 2183-5462

Resumen

GUMEDE, Mkhonzeni L.; DYLL, Lauren  y  LUBOMBO, Musara. P(owe)r na Prática Comunicativa? Comunicação para a Prevenção do HIV e o Projeto de Respostas Comunitárias Woza Asibonisane (WACRP), África do Sul. Media & Jornalismo [online]. 2023, vol.23, n.42, pp.91-106.  Epub 30-Jun-2023. ISSN 1645-5681.  https://doi.org/10.14195/2183-5462_42_5.

A lógica organizadora central das práticas comunicativas na mudança social é o reconhecimento da influência moderadora do poder na obtenção dos resultados do projeto. Os projetos de prevenção do HIV envolvendo partes interessadas externas e comunidades locais podem ser afetados por desequilíbrios de poder.

Este artigo apresenta uma análise reflexiva de uma intervenção de comunicação de prevenção do HIV, o WACRP, implementado em KwaZulu-Natal, África do Sul. Os dados foram coletados durante o trabalho de campo com as partes interessadas do WACRP. O estudo examinou a dinâmica de poder em projetos comunitários afetados pelas expectativas das partes interessadas externas. Os resultados mostram que os financiadores externos muitas vezes impedem a liderança e propriedade da comunidade, enquanto as hierarquias de poder locais e as crenças costumeiras também contribuem para desequilíbrios de poder.

O artigo conclui que os desequilíbrios de poder no projeto WACRP escondem a eficácia superficial dos programas de comunicação institucionalizados. A mudança social sustentável requer reconhecimento, planejamento e contabilização da dinâmica de poder na conceituação, implementação e avaliação de projetos de forma que sejam autênticos para as culturas e práticas locais.

Palabras clave : projetos liderados pela comunidade; comunicação de prevenção do HIV; poder; financiamento externo.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )