23 42 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Media & Jornalismo

 ISSN 1645-5681 ISSN 2183-5462

GUMEDE, Mkhonzeni L.; DYLL, Lauren    LUBOMBO, Musara. P(owe)r na Prática Comunicativa? Comunicação para a Prevenção do HIV e o Projeto de Respostas Comunitárias Woza Asibonisane (WACRP), África do Sul. []. , 23, 42, pp.91-106.   30--2023. ISSN 1645-5681.  https://doi.org/10.14195/2183-5462_42_5.

A lógica organizadora central das práticas comunicativas na mudança social é o reconhecimento da influência moderadora do poder na obtenção dos resultados do projeto. Os projetos de prevenção do HIV envolvendo partes interessadas externas e comunidades locais podem ser afetados por desequilíbrios de poder.

Este artigo apresenta uma análise reflexiva de uma intervenção de comunicação de prevenção do HIV, o WACRP, implementado em KwaZulu-Natal, África do Sul. Os dados foram coletados durante o trabalho de campo com as partes interessadas do WACRP. O estudo examinou a dinâmica de poder em projetos comunitários afetados pelas expectativas das partes interessadas externas. Os resultados mostram que os financiadores externos muitas vezes impedem a liderança e propriedade da comunidade, enquanto as hierarquias de poder locais e as crenças costumeiras também contribuem para desequilíbrios de poder.

O artigo conclui que os desequilíbrios de poder no projeto WACRP escondem a eficácia superficial dos programas de comunicação institucionalizados. A mudança social sustentável requer reconhecimento, planejamento e contabilização da dinâmica de poder na conceituação, implementação e avaliação de projetos de forma que sejam autênticos para as culturas e práticas locais.

: projetos liderados pela comunidade; comunicação de prevenção do HIV; poder; financiamento externo.

        ·     ·     · ( pdf )