SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número43Género, Diversidade e Populismo: Representação Mediática de Atores Políticos. índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Media & Jornalismo

versão impressa ISSN 1645-5681versão On-line ISSN 2183-5462

Resumo

PINTO, Manuel; PEREIRA, Sara; NAVIO, Catarina  e  FILLOL, Joana. A polémica sobre a disciplina ‘Cidadania e Desenvolvimento’: o dito e o não dito nos media. Media & Jornalismo [online]. 2023, vol.23, n.43, pp.9-36.  Epub 31-Dez-2023. ISSN 1645-5681.  https://doi.org/10.14195/2183-5462_43_1.

Cidadania e Desenvolvimento é uma disciplina obrigatória nos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico desde o ano letivo 2018/2019, assumindo-se como uma componente curricular transversal no 1.º ciclo e no ensino secundário. Em 2020, uma família de Famalicão, invocando o direito à objeção de consciência, opôs-se à frequência desta disciplina pelos seus dois filhos adolescentes. O caso, que foi assunto de interesse mediático, conquistou maior atenção pública com a publicação, nesse mesmo ano, de dois manifestos, assumindo posições contrárias, assinados por várias personalidades públicas. Este estudo pretende analisar, caracterizar e questionar a cobertura mediática deste caso a partir de seis jornais nacionais (Correio da Manhã, Diário de Notícias, Expresso, Jornal de Notícias, Observador e Público), nas suas versões impressas e online, entre 01 e 30 de setembro de 2020, período de maior visibilidade e discussão pública. A análise das 148 peças recolhidas indica que todas as publicações fizeram cobertura do caso, abrindo espaço sobretudo a artigos de opinião. Mostra também uma maior presença de autores masculinos, face a femininos, e a ausência de vozes a partir da escola (crianças e adultos). A maioria da opinião publicada apresenta-se a favor da disciplina, ajudando o artigo a perceber as visões de escola e de educação que estão em confronto na troca de argumentos.

Palavras-chave : cidadania e desenvolvimento; jornalismo; mediatização; educação; escola.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )