SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número43O engajamento dos jovens com notícias sobre alterações climáticas: uma abordagem a partir dos domínios moraisO Domínio da Arena Informativa Televisiva: o caso do primeiro mandato do Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Media & Jornalismo

versão impressa ISSN 1645-5681versão On-line ISSN 2183-5462

Resumo

BARROS, Júlia Leitão de. Convenções jornalísticas e mudança política no início do século XX. Media & Jornalismo [online]. 2023, vol.23, n.43, pp.73-90.  Epub 31-Dez-2023. ISSN 1645-5681.  https://doi.org/10.14195/2183-5462_43_4.

O presente trabalho é um contributo para a reflexão do processo de democratização da vida política portuguesa, na viragem do século XIX para o século XX, através da análise da alteração na forma de comunicar o assunto político nos jornais diários portugueses.

A titulação das peças jornalísticas inclui-se entre os dispositivos comunicacionais disponíveis, no final do século XIX, para destacar e facilitar a leitura das notícias atuais. Através da análise do uso do título, na primeira página, em seis jornais diários de Lisboa, no período de 1889 a 1907, defendo que até ao início do século XX prevaleceu uma convenção jornalística hostil ao uso de títulos grandes que destacassem o assunto político. Esta quebra-se com a adoção de novas práticas de titulação que alteraram a leitura do jornal, favorecendo a afirmação de uma nova representação da “política”, mais exposta, relevante e acessível a um público mais vasto.

Palavras-chave : comunicação política; convenções jornalísticas; republicanismo; titulação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )