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Media & Jornalismo

 ISSN 1645-5681 ISSN 2183-5462

GONCALVES, Vítor. O Domínio da Arena Informativa Televisiva: o caso do primeiro mandato do Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa. []. , 23, 43, pp.91-113.   31--2023. ISSN 1645-5681.  https://doi.org/10.14195/2183-5462_43_5.

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Nesta pesquisa procuramos saber até que ponto o Presidente da República (PR), Marcelo Rebelo de Sousa, no primeiro mandato, foi um dos protagonistas das notícias nos canais de televisão generalista em sinal aberto e quais as razões que explicam esse facto. Assim, procedemos a uma análise quantitativa da presença do PR nos blocos informativos da RTP1, RTP2, SIC e TVI, ao longo dos 5 anos, em termos de número e tempo das notícias. Posteriormente, realizámos entrevistas a todos os jornalistas que, nesse período, foram Diretores de Informação das televisões. Concluímos que o PR foi o ator político principal das notícias televisivas nos primeiros três anos do seu mandato, e o segundo nos dois anos finais, apenas atrás do Primeiro-ministro. Apresentamos um modelo assente em 3 vetores: pessoal, político e mediático - modelo que explica o domínio da arena informativa televisiva do PR pela forma como se afirmou nestes três eixos.

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In this research, we investigate to what extent the President of the Portuguese Republic, Marcelo Rebelo de Sousa, in his first term in office, was one of the main protagonists in the news on free-to-air television channels, and the reasons behind this. Therefore, we conducted a quantitative analysis of his presence in the news shows of RTP1, RTP2, SIC and TVI, over the course of 5 years, in terms of the number and the duration of the news segments in which he was the protagonist. Subsequently, we conducted interviews with all the journalists who, during this period, served as Head of News in different television channels. We concluded that Marcelo Rebelo de Sousa was the main political actor in televised news during the first three years of his first term, and the second in the last two years, just behind the Prime Minister. We present a model based on three vectors: personal, political, and media impact that explains the dominance of Marcelo Rebelo de Sousa in the arena of television news, taking into account the way he asserted himself in these three areas.

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