SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue7Food Neophobia among Primary School Children and their CaregiversNutritional Recommendations for Paediatric Ages: State of the Art author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Acta Portuguesa de Nutrição

On-line version ISSN 2183-5985

Abstract

OLIVEIRA, Leandro; POINHOS, Rui; SOUSA, Francisco  and  SILVEIRA, Maria Graça. Construção e Validação de um Questionário para Avaliação da Perceção sobre Alimentos Funcionais. Acta Port Nutr [online]. 2016, n.7, pp.14-17. ISSN 2183-5985.  https://doi.org/10.21011/apn.2016.0704.

Os alimentos funcionais caracterizam-se pela sua capacidade de promover a saúde e bem-estar ou reduzir o risco de determinadas doenças. Apresentam um grande potencial para a saúde, que é aproveitado em campanhas de marketing. Sabendo que as alegações de benefícios para a saúde associadas à publicidade influenciam a intenção de compra dos consumidores, é importante a criação de ferramentas que avaliem a perceção destes em relação aos alimentos funcionais. Assim, o objetivo deste estudo é construir e validar um questionário de avaliação da perceção sobre alimentos funcionais. Após a realização de um pré-teste, aplicou-se a versão final do questionário a 257 indivíduos com uma média de idades de 41 anos (dp = 6), encarregados de educação de alunos do 3.º ciclo do ensino básico da ilha Terceira, Açores. Foi analisada a consistência interna e a validade de constructo. O Alfa de Cronbach (α = 0,816) revelou uma boa consistência interna. A análise fatorial exploratória revelou uma boa adequação do modelo (KMO = 0,855). A análise do scree plot revela uma solução unifactorial, com o fator extraído a explicar 30,4% da variância total. Este estudo demonstra e certifica as capacidades deste questionário para a avaliação da perceção sobre os alimentos funcionais em adultos, sendo uma ferramenta útil para a investigação no âmbito do marketing e da educação alimentar na promoção de escolhas mais conscientes e informadas.

Keywords : Alimentos funcionais; Atitudes; Ensino básico; Envolvimento parental; Validação de questionário.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License