SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número23HÁBITOS ALIMENTARES EM DISTINTOS PERÍODOS PANDÉMICOS AO LONGO DA HISTÓRIA: UMA REVISÃO NARRATIVA DA LITERATURAESTRATÉGIAS DE COACHING E NUDGING E EXCESSO DE PESO: QUAL A RELAÇÃO? índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Acta Portuguesa de Nutrição

versão On-line ISSN 2183-5985

Resumo

PRAGOSA, Caroline; LAGES, Marlene; PEREIRA, Cidália  e  GUARINO, Maria Pedro. PROVA DE TOLERÂNCIA A UMA REFEIÇÃO MISTA COMO MÉTODO DE RASTREIO DE DIABETES GESTACIONAL: UMA REVISÃO NARRATIVA. Acta Port Nutr [online]. 2020, n.23, pp.46-49.  Epub 19-Maio-2021. ISSN 2183-5985.  https://doi.org/10.21011/apn.2020.2309.

A prova de tolerância à glucose oral é atualmente o método gold standard no diagnóstico da diabetes gestacional, apesar de causar efeitos adversos. Para contornar este problema, alguns estudos testaram o uso de uma refeição padrão mista em grávidas como alternativa à sobrecarga de glucose. Depois da análise destes estudos, é possível concluir que o uso de uma refeição mista pode ser uma alternativa viável à prova de tolerância à glucose oral, mas que deve ser alvo de mais estudos.

Palavras-chave : Diagnóstico; Diabetes gestacional; Teste de Tolerância à Glucose; Hiperglicemia; Refeição mista.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )