SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue23COACHING AND NUDGING STRATEGIES AND OVERWEIGHT: WHAT IS THE RELATIONSHIP?EVIDENCE OF LEUCINE-ENRICHED WHEY PROTEIN NUTRITIONAL SUPPLEMENT AND VITAMIN D IN THE ELDERLY WITH SARCOPENIA - SYSTEMATIC REVIEW author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Acta Portuguesa de Nutrição

On-line version ISSN 2183-5985

Abstract

COSTA, Denise Glória Silva de Paula da  and  CEBOLA, Marisa. PREVALÊNCIA DE SARCOPENIA EM IDOSOS EM INTERNAMENTO HOSPITALAR. Acta Port Nutr [online]. 2020, n.23, pp.58-62.  Epub May 21, 2021. ISSN 2183-5985.  https://doi.org/10.21011/apn.2020.2311.

INTRODUÇÃO:

A sarcopenia é um distúrbio muscular esquelético generalizado e progressivo caracterizada pela redução gradual da massa muscular, da força e função musculares e está associada a um maior risco de admissões hospitalares, internamentos prolongados e maior risco de morbilidade e mortalidade. A identificação precoce da sarcopenia é crucial para que se possa estabelecer um plano de intervenção de modo a atingir um prognóstico favorável.

OBJETIVOS:

Analisar a prevalência de sarcopenia em idosos admitidos em instituições hospitalares.

METODOLOGIA:

Foi realizada uma análise da literatura publicada partir da base de dados eletrónica PubMed nos últimos 5 anos utilizando os descritores “sarcopenia” AND “hospitalized” AND “prevalence”. A pesquisa foi realizada entre julho e agosto de 2020.

RESULTADOS:

A prevalência de sarcopenia difere amplamente na literatura analisada, variando entre 7,2% e 73%. Esta variação ocorre consoante o algoritmo utilizado para diagnóstico da sarcopenia, a população analisada e os métodos aplicados para determinar a massa, força e função muscular. A maioria dos estudos relataram que a sarcopenia teve um aumento progressivo com a idade e esteve associada com várias adversidades. A coexistência de malnutrição nos idosos sarcopénicos foi elevada e há uma associação entre sarcopenia e um maior risco de morte.

CONCLUSÕES:

A análise da prevalência de sarcopenia evidenciou que a malnutrição e a sarcopenia muitas vezes coexistem e podem ser associadas a desfechos clínicos negativos. A evidência científica sugere a importância de incluir na avaliação do estado nutricional, como procedimento de rotina na admissão hospitalar, a avaliação não só da presença de malnutrição, mas também da sarcopenia.

Keywords : Hospitalizados; Idosos; Malnutrição; Sarcopenia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )