SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número23PREVALÊNCIA DE SARCOPENIA EM IDOSOS EM INTERNAMENTO HOSPITALARMENOS NUTRIENTES E MAIS ALIMENTOS: PROPOSTA DE ABORDAGEM PARA ESCOLHAS CONSCIENTES índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Acta Portuguesa de Nutrição

versão On-line ISSN 2183-5985

Resumo

LI, Catarina; CEBOLA, Marisa  e  MENDES, Lino. EVIDÊNCIA DA SUPLEMENTAÇÃO COM PROTEÍNA DO SORO DO LEITE ENRIQUECIDO EM LEUCINA E DA VITAMINA D NOS IDOSOS COM SARCOPENIA - REVISÃO SISTEMÁTICA. Acta Port Nutr [online]. 2020, n.23, pp.64-68.  Epub 24-Maio-2021. ISSN 2183-5985.  https://doi.org/10.21011/apn.2020.2312.

INTRODUÇÃO:

A sarcopenia é uma síndrome geriátrica que compromete a qualidade de vida e a funcionalidade dos idosos. A literatura tem recentemente suportado que a proteína do soro do leite e aminoácidos essenciais que contêm leucina e a vitamina D, em conjunto com programas de atividade física personalizadas podem exercer efeitos positivos na prevenção e tratamento da sarcopenia nos idosos.

OBJETIVOS:

Sistematizar a evidência científica sobre o efeito da suplementação com proteína do soro do leite enriquecido em

leucina e da vitamina D nos idosos com sarcopenia.

METODOLOGIA:

Analisar artigos científicos em diferentes bases eletrónicas, nomeadamente “Pubmed”, “Scopus” e “Web of Science” com publicações nos últimos 5 anos, utilizando as palavras-chave: “elderly” ou “aged”, sarcopenia”, “dietary supplements”, “leucine” e “vitamin D”. Após aplicar os critérios de inclusão e exclusão, obtiveram-se 6 artigos.

RESULTADOS:

A maioria dos estudos demonstrou que a suplementação teve efeitos significativos no aumento da massa muscular e alguns na força e função musculares dos idosos sarcopenicos. Além disso, foi relatado que esta suplementação também induziu efeitos favoráveis na atenuação do estado inflamatório destes indivíduos.

CONCLUSÕES:

A suplementação com aproximadamente 20 g de proteína do soro do leite enriquecido com 4 g de leucina e 800 IU de vitamina D, juntamente com programas de atividade física demonstraram efeitos benéficos na estimulação da síntese proteica e também na preservação muscular dos idosos sarcopenicos.

Palavras-chave : Idosos; Leucina; Sarcopenia; Suplementos nutricionais; Vitamina D.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )