SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue24ANALYSIS OF THE LABELING OF HERBAL DIETARY SUPPLEMENTS USED IN THE CENTRAL NERVOUS SYSTEM author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Acta Portuguesa de Nutrição

On-line version ISSN 2183-5985

Abstract

COSTA, Liliane; HENRIQUES, Eva  and  ESMERALDO, Teresa. ALTERAÇÃO DA ALIMENTAÇÃO E ATIVIDADE FÍSICA EM CONTENÇÃO SOCIAL: EXPERIÊNCIA DA REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Acta Port Nutr [online]. 2021, n.24, pp.6-10.  Epub June 07, 2021. ISSN 2183-5985.  https://doi.org/10.21011/apn.2021.2402.

INTRODUÇÃO:

As medidas de contenção social impostas durante a pandemia COVID-19 resultaram em restrições na vida diária e, consequentemente em alterações ao estilo de vida. Conhecer o efeito destas medidas nos hábitos alimentares e atividade física será importante para definir respostas de Saúde Pública ajustadas e em tempo útil.

OBJETIVOS:

Avaliar o efeito do período de contenção social na perceção da alteração de fatores do estilo de vida relacionados com a alimentação e a atividade física.

METODOLOGIA:

Estudo observacional, transversal e descritivo, de abordagem quantitativa. A amostra foi de 407 participantes entre os 5-84 anos de idade. Um questionário foi aplicado por entrevista telefónica assistida por computador, entre os dias 22 e 29 de maio. Na comparação dos dados por grupo etário e concelho de residência foram usados os testes Qui-quadrado e Kruskal-Wallis.

RESULTADOS:

Em comparação com o período pré-contenção social, 52,1% dos respondentes considerou ter diminuído a atividade física, 51,8% aumentou o tempo sentado e 33,7% alterou a sua alimentação. O aumento do comportamento de snacking foi reportado por 63,6% dos participantes, dos 5-10 anos, e por 50,0% dos 10-17 anos. Entre os mais jovens destaca-se o aumento na ingestão de água e fruta, e a redução de refeições takeaway/entrega ao domicílio e pré-preparadas.

CONCLUSÕES:

As medidas de contenção social provocaram diminuição na atividade física e a alteração de hábitos e comportamentos alimentares, principalmente entre os mais jovens.

Keywords : Alimentação; Atividade física; Contenção social.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )