SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número24ANÁLISE DA ROTULAGEM DE SUPLEMENTOS ALIMENTARES À BASE DE PLANTAS UTILIZADOS NO SISTEMA NERVOSO CENTRAL índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Acta Portuguesa de Nutrição

versão On-line ISSN 2183-5985

Resumo

COSTA, Liliane; HENRIQUES, Eva  e  ESMERALDO, Teresa. ALTERAÇÃO DA ALIMENTAÇÃO E ATIVIDADE FÍSICA EM CONTENÇÃO SOCIAL: EXPERIÊNCIA DA REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Acta Port Nutr [online]. 2021, n.24, pp.6-10.  Epub 07-Jun-2021. ISSN 2183-5985.  https://doi.org/10.21011/apn.2021.2402.

INTRODUÇÃO:

As medidas de contenção social impostas durante a pandemia COVID-19 resultaram em restrições na vida diária e, consequentemente em alterações ao estilo de vida. Conhecer o efeito destas medidas nos hábitos alimentares e atividade física será importante para definir respostas de Saúde Pública ajustadas e em tempo útil.

OBJETIVOS:

Avaliar o efeito do período de contenção social na perceção da alteração de fatores do estilo de vida relacionados com a alimentação e a atividade física.

METODOLOGIA:

Estudo observacional, transversal e descritivo, de abordagem quantitativa. A amostra foi de 407 participantes entre os 5-84 anos de idade. Um questionário foi aplicado por entrevista telefónica assistida por computador, entre os dias 22 e 29 de maio. Na comparação dos dados por grupo etário e concelho de residência foram usados os testes Qui-quadrado e Kruskal-Wallis.

RESULTADOS:

Em comparação com o período pré-contenção social, 52,1% dos respondentes considerou ter diminuído a atividade física, 51,8% aumentou o tempo sentado e 33,7% alterou a sua alimentação. O aumento do comportamento de snacking foi reportado por 63,6% dos participantes, dos 5-10 anos, e por 50,0% dos 10-17 anos. Entre os mais jovens destaca-se o aumento na ingestão de água e fruta, e a redução de refeições takeaway/entrega ao domicílio e pré-preparadas.

CONCLUSÕES:

As medidas de contenção social provocaram diminuição na atividade física e a alteração de hábitos e comportamentos alimentares, principalmente entre os mais jovens.

Palavras-chave : Alimentação; Atividade física; Contenção social.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )