SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número25PADRÕES DE SONO, HÁBITOS E COMPOR- TAMENTOS ALIMENTARES DE CRIANÇAS COM SOBREPESO/OBESIDADE E SUAS CUIDADORAS índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Acta Portuguesa de Nutrição

versão On-line ISSN 2183-5985

Resumo

PINHEIRO, Letícia Figueiredo et al. AVALIAÇÃO SEXO-ESPECÍFICA DA INGESTÃO DE MACRO E MICRONUTRIENTES EM ADOLESCENTES DE PORTO ALEGRE/ RS, BRASIL. Acta Port Nutr [online]. 2021, n.25, pp.6-10.  Epub 05-Nov-2021. ISSN 2183-5985.  https://doi.org/10.21011/apn.2021.2502.

INTRODUÇÃO:

A ingestão adequada de nutrientes é importante para que os indivíduos atinjam seu potencial de crescimento e desenvolvimento, principalmente durante a adolescência. Embora a maioria dos estudos anteriores tenha avaliado a adequação da ingestão de alimentos com base no recordatório 24h, poucos usaram um questionário de frequência alimentar validado para uma população específica.

OBJETIVOS:

Avaliar a adequação da ingestão de macro e micronutrients em adolescentes, de acordo com as DRIs usando um questionário de frequência alimentar validado.

METODOLOGIA:

Este estudo transversal foi realizado como parte do Programa de Transtornos de Ansiedade na Infância e Adolescência. Em 2013/2014, foram realizadas análises de consumo alimentar por meio do questionário de frequência alimentar, composição corporal e análises bioquímicas.

RESULTADOS:

Foram analisados 38 adolescentes (18 meninos, 20 meninas; idade média [± DP], 16,66 ± 1,55 anos e 16,39 ± 1,62 anos; índice de massa corporal médio, 21,23 ± 3,7 e 22,61 ± 4,09 kg/m2, respetivamente). Encontramos alta prevalência de ingestão inadequada de folato (em 50% dos meninos e 65% das meninas, de acordo com as necessidades diárias médias estimadas (EAR) e ingestão de sódio superior ao nível de ingestão superior tolerável (UL) em 88,89% dos meninos e 85%. As meninas apresentaram alta prevalência de ingestão inadequada de cálcio (55%), mas a ingestão de macronutrientes estava dentro dos limites aceitáveis de ingestão

CONCLUSÕES:

Ingestão inadequada de folato e maior ingestão de sódio foram observados em ambos os sexos, enquanto ingestão inadequada de cálcio foi observada apenas em meninas. A ocorrência dessas inadequações durante a adolescência pode levar a problemas de saúde ao longo da vida.Isso é especialmente preocupante nas meninas porque essas inadequações podem causar sérias consequências durante a gravidez e, por sua vez, para a saúde dos filhos.

Palavras-chave : Adolescente; Micronutrientes; Necessidades nutricionais; Nutrientes.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )