SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue25SLEEP PATTERNS, EATING HABITS AND BEHAVIORS OF CHILDREN WITH OVERWEIGHT/OBESITY AND THEIR CAREGIVERSADHERENCE TO THE MEDITERRANEAN DIET AND CHARACTERIZ ATION OF THE ANTHROPOMETRIC PROFILE OF YOUNG ATHLETES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Acta Portuguesa de Nutrição

On-line version ISSN 2183-5985

Abstract

OLIVEIRA, Tânia; POINHOS, Rui  and  CAMPOS, Maria Antónia. CARACTERÍSTICAS PSICOMÉTRICAS DA EATING ASSESSMENT TOOL EM INDIVÍDUOS PORTUGUESES COM PARALISIA CEREBRAL. Acta Port Nutr [online]. 2021, n.25, pp.18-22.  Epub Oct 27, 2021. ISSN 2183-5985.  https://doi.org/10.21011/apn.2021.2504.

INTRODUÇÃO:

A disfagia é uma dificuldade alimentar muito frequente na paralisia cerebral. Apesar da relevância da sua deteção precoce, raramente são realizados exames específicos, e não existe uma ferramenta validada e adaptada para avaliar a disfagia na população portuguesa com paralisia cerebral.

OBJETIVOS:

O nosso objetivo foi estudar as características psicométricas da Eating Assessment Tool (EAT-10) numa amostra de indivíduos portugueses com paralisia cerebral e adaptá-la para uso em pessoas com paralisia cerebral.

METODOLOGIA:

A escala foi aplicada a uma amostra de conveniência de 75 participantes (idades entre 11 e 61 anos) com diagnóstico clínico de paralisia cerebral e a um grupo de controlo com igual número de participantes. As propriedades psicométricas (consistência interna e análise factorial) da escala foram avaliadas no grupo com paralisia cerebral.

RESULTADOS:

Tanto a consistência interna quanto a análise factorial sugeriram a exclusão de um dos itens. A versão final da escala (EAT-9) apresentou boa consistência interna (alfa de Cronbach = 0,749) e uma estrutura unifatorial, com o fator latente a explicar 37,2% da variância total. Os participantes com paralisia cerebral obtiveram pontuações mais elevadas na EAT-9 do que o grupo de controlo (p < 0,001), e 28,0% (n = 21) tinham uma pontuação indicadora de anomalias no processo de deglutição, enquanto apenas um dos controlos apresentava tal pontuação.

CONCLUSÕES:

A EAT-9 é um instrumento adequado para o rastreio de disfagia em indivíduos portugueses com paralisia cerebral com idades entre os 11 e os 61 anos.

Keywords : Avaliação; Paralisia cerebral; Disfagia; Eating Assessment Tool; Características psicométricas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )