SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número25PADRÕES DE SONO, HÁBITOS E COMPOR- TAMENTOS ALIMENTARES DE CRIANÇAS COM SOBREPESO/OBESIDADE E SUAS CUIDADORASADESÃO À DIETA MEDITERRÂNICA E CARACTERIZAÇÃO DO PERFIL ANTROPOMÉTRICO DE JOVENS ATLETAS índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Acta Portuguesa de Nutrição

versão On-line ISSN 2183-5985

Resumo

OLIVEIRA, Tânia; POINHOS, Rui  e  CAMPOS, Maria Antónia. CARACTERÍSTICAS PSICOMÉTRICAS DA EATING ASSESSMENT TOOL EM INDIVÍDUOS PORTUGUESES COM PARALISIA CEREBRAL. Acta Port Nutr [online]. 2021, n.25, pp.18-22.  Epub 27-Out-2021. ISSN 2183-5985.  https://doi.org/10.21011/apn.2021.2504.

INTRODUÇÃO:

A disfagia é uma dificuldade alimentar muito frequente na paralisia cerebral. Apesar da relevância da sua deteção precoce, raramente são realizados exames específicos, e não existe uma ferramenta validada e adaptada para avaliar a disfagia na população portuguesa com paralisia cerebral.

OBJETIVOS:

O nosso objetivo foi estudar as características psicométricas da Eating Assessment Tool (EAT-10) numa amostra de indivíduos portugueses com paralisia cerebral e adaptá-la para uso em pessoas com paralisia cerebral.

METODOLOGIA:

A escala foi aplicada a uma amostra de conveniência de 75 participantes (idades entre 11 e 61 anos) com diagnóstico clínico de paralisia cerebral e a um grupo de controlo com igual número de participantes. As propriedades psicométricas (consistência interna e análise factorial) da escala foram avaliadas no grupo com paralisia cerebral.

RESULTADOS:

Tanto a consistência interna quanto a análise factorial sugeriram a exclusão de um dos itens. A versão final da escala (EAT-9) apresentou boa consistência interna (alfa de Cronbach = 0,749) e uma estrutura unifatorial, com o fator latente a explicar 37,2% da variância total. Os participantes com paralisia cerebral obtiveram pontuações mais elevadas na EAT-9 do que o grupo de controlo (p < 0,001), e 28,0% (n = 21) tinham uma pontuação indicadora de anomalias no processo de deglutição, enquanto apenas um dos controlos apresentava tal pontuação.

CONCLUSÕES:

A EAT-9 é um instrumento adequado para o rastreio de disfagia em indivíduos portugueses com paralisia cerebral com idades entre os 11 e os 61 anos.

Palavras-chave : Avaliação; Paralisia cerebral; Disfagia; Eating Assessment Tool; Características psicométricas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )