SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número25MORRER SEM COMER E BEBER: UM OLHAR SOBRE A CESSAÇÃO VOLUNTÁ- RIA DE ALIMENTAÇÃO E HIDRATAÇÃO NO FIM DE VIDACONSUMO DE LATICÍNIOS E DESENVOL- VIMENTO DE ACNE - UMA REVISÃO BA- SEADA NA EVIDÊNCIA índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Acta Portuguesa de Nutrição

versão On-line ISSN 2183-5985

Resumo

TEIXEIRA, Carolynne Martins  e  MELO, Marcela Melquiades de. RELAÇÃO DA MICROBIOTA INTESTINAL E COMPOSTOS BIOATIVOS NA MODULAÇÃO DE GENES RELACIONADOS À OBESIDADE. Acta Port Nutr [online]. 2021, n.25, pp.54-57.  Epub 03-Nov-2021. ISSN 2183-5985.  https://doi.org/10.21011/apn.2021.2510.

O avanço das ciências ômicas tem permitido a identificação de variantes genéticas e mecanismos epigenéticos envolvidos no desfecho da obesidade e de fatores nutricionais moduladores deste processo. Além dos polimorfismos genéticos, a composição da microbiota intestinal tem mostrado apresentar relação com variantes genéticas associadas a adipogênese. Portanto, o objetivo deste estudo foi avaliar a relação da microbiota intestinal e dos compostos bioativos do alimento na modulação de genes relacionados a obesidade, evidenciando os principais mecanismos epigenéticos.

Palavras-chave : Epigenética; Nutrientes; Nutrigenómica; Microbiota Intestinal; Obesidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )