SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número25INTERVENÇÕES PARA A REDUÇÃO DO SAL EM CANTINASATIVIDADES BIOLÓGICAS DA CERVEJA ARTESANAL: REVISÃO índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Acta Portuguesa de Nutrição

versão On-line ISSN 2183-5985

Resumo

FONTE, Pamela; MACHADO, Bárbara  e  REAL, Helena. EMBALAGENS COMESTÍVEIS: APLICAÇÃO, EFEITO NA SEGURANÇA ALIMENTAR E ACEITABILIDADE. Acta Port Nutr [online]. 2021, n.25, pp.76-82.  Epub 05-Nov-2021. ISSN 2183-5985.  https://doi.org/10.21011/apn.2021.2514.

O plástico é um material amplamente utilizado para o desenvolvimento de embalagens alimentares, no entanto a crescente preocupação com a sua natureza não bio-degradável e acumulativa nos ecossistemas, levou ao desenvolvimento de alternativas mais sustentáveis.

O presente artigo de revisão pretende caraterizar o impacto ambiental e tecnológico das embalagens comestíveis, a aplicabilidade, o tipo de matérias-primas utilizadas, as possíveis implicações na segurança alimentar, bem como explorar a aceitabilidade por parte dos consumidores e da indústria alimentar.

Esta revisão foi realizada nas bases de dados “Science Direct”, “PubMed” e “Google Scholar” usando os descritores “edible”, “food”, “packaging”, “coating” e “film”. A partir da fonte mencionada, foram selecionados 56 artigos para o presente artigo de revi- são, publicados entre 2015 e 2021.

Os materiais utilizados para produzir filmes e revestimentos comestíveis são geralmente biomoléculas e devem ser selecionadas tendo em vista o tipo de alimento a embalar. Além disso, não devem constituir nenhum risco para a saúde humana. Não obstante, as embalagens comestíveis podem conter alergénios, pelo que devem ser listados os ingredientes utilizados na elaboração destas embalagens. A aplicação de diferentes filmes e revestimentos, em uma variedade de alimentos, demonstrou aumentar o tempo de vida de prateleira dos géneros alimentícios. A aceitação das embalagens edíveis pelo consumidor depende de vários fatores tais como as propriedades funcionais e organoléticas, o marketing alimentar e os preços. A produção de filmes e revestimentos comestíveis ocorre maioritariamente à escala laboratorial, pelo que há algumas limitações a serem ultrapassadas, de forma a garantir o sucesso destes materiais à escala comercial. Atendendo ao objetivo previamente definido, foi possível caraterizar e explorar os conceitos e temas propostos.

Palavras-chave : Embalagens alimentares comestíveis; Filmes; Revestimentos; Segurança alimentar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )