SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número26PERFIL DE SUPLEMENTAÇÃO ANTES E DURANTE A GESTAÇÃO: ESTUDO DE ACOMPANHAMENTO NA ILHA DO FAIALREFERENCIAL DE CRITÉRIOS PARA CHECKLIST DE AVALIAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE EM RESTAURANTES índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Acta Portuguesa de Nutrição

versão On-line ISSN 2183-5985

Resumo

VAREIRO, Daniela; FRANCHINI, Bela; OLIVEIRA, Bruno MPM  e  ALMEIDA, Maria Daniel Vaz de. ROTULAGEM NUTRICIONAL DOS ALIMENTOS PRÉ-EMBALADOS: OPINIÕES E SUGESTÕES DOS PROFISSIONAIS DA ÁREA ALIMENTAR E NUTRIÇÃO. Acta Port Nutr [online]. 2021, n.26, pp.10-16.  Epub 09-Jan-2022. ISSN 2183-5985.  https://doi.org/10.21011/apn.2021.2603.

INTRODUÇÃO:

A rotulagem é uma ferramenta importante para os profissionais de alimentação e nutrição, pois fornece informações sobre segurança alimentar e nutrição.

OBJETIVOS:

Foi analisar as diferenças nas opiniões dos profissionais de alimentação e nutrição em relação à rotulagem nutricional em alimentos pré-embalados.

METODOLOGIA:

Um estudo transversal, com uma amostra não probabilística de profissionais, por contacto com diversas entidades portuguesas da alimentação e nutrição, foi realizado. Os critérios de elegibilidade incluíram ter idade igual ou superior a 18 anos, residir e trabalhar em Portugal e exercer uma atividade profissional na área. Foi desenvolvido um questionário disponível online de administração direta, incluindo questões sobre rotulagem (importância, leitura, uso, confiança, satisfação e influência nas escolhas alimentares). Foram analisadas as principais alterações nas regras de rotulagem da União Europeia sobre o conteúdo, apresentação e legibilidade das informações obrigatórias. Neste artigo serão apresentadas as respostas à pergunta aberta sobre sugestões para melhorar a rotulagem nutricional.

RESULTADOS:

Dos 297 participantes, 33 (11,1%) responderam à questão aberta, tendo sido estas posteriormente agrupadas em seis categorias. Estes profissionais demonstraram uma menor satisfação com a informação presente no rótulo, nomeadamente os termos técnicos específicos, a quantidade de informação, os símbolos utilizados e as alegações nutricionais. Estes apresentaram uma menor concordância com a apresentação e o conteúdo das informações nutricionais implementadas pelo Regulamento (UE) n.º 1169/2011. Foram propostas duas melhorias: a simplificação da informação na rotulagem e a compreensão da sua utilidade, tal como se apresenta atualmente, para fornecer informações percetíveis e úteis ao consumidor.

CONCLUSÕES:

Ferramentas educacionais de rotulagem nutricional devem ser desenvolvidas, a fim de promover a educação nutricional e o empoderamento do consumidor.

Palavras-chave : Uso de rótulos de alimentos; Legislação alimentar; Rotulagem nutricional.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )