SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número26O PAPEL DO NUTRICIONISTA NA RESTAURAÇÃO COMERCIALALIMENTAÇÃO À BASE DE PLANTAS: UMA REVISÃO NARRATIVA índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Acta Portuguesa de Nutrição

versão On-line ISSN 2183-5985

Resumo

BREGOLIN, Júlia; ZANIN, Laís; STEDEFELDT, Elke  e  VENZKE, Janaína. CULTURA DE SEGURANÇA DOS ALIMENTOS: CONCEITO E ELEMENTOS PARA A PRÁTICA DOS PROFISSIONAIS QUE ATUAM EM EMPRESAS DO SETOR ALIMENTAR. Acta Port Nutr [online]. 2021, n.26, pp.38-44.  Epub 06-Jan-2022. ISSN 2183-5985.  https://doi.org/10.21011/apn.2021.2606.

As doenças de origem alimentar são preocupações mundiais de saúde pública e as suas causas possuem relação direta com processos inadequados de boas práticas de higiene. O fortalecimento do conceito da cultura de segurança dos alimentos e a modificação positiva da cultura de uma determinada empresa do setor alimentar estão relacionadas com a possibilidade de diminuição do risco de doenças de origem alimentar. O objetivo do estudo foi identificar, por meio de uma revisão narrativa, o conceito e os elementos da cultura de segurança dos alimentos e aproximar o tema à prática profissional dos responsáveis que atuam em empresas do setor alimentar. A cultura de segurança dos alimentos é o conjunto de atitudes, valores e crenças aprendidas e partilhadas, que contribuem para os comportamentos de higiene num ambiente de preparação e distribuição de alimentos. Os seus principais elementos são: sistemas de gestão, liderança, comunicação, compromisso, ambiente e perceção de risco.

Palavras-chave : Ambiente de Trabalho; Comunicação; Inocuidade dos alimentos; Liderança; Nutrição; Serviços de alimentação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )