SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue28INFLUENCE OF ADHERENCE TO THE MEDITERRANEAN DIETARY PATTERN IN HEALTH THROUGHOUT THE LIFE CYCLEFOOD AND NUTRITION AS PART OF THE TOTAL PAIN CONCEPT IN PALLIATIVE CARE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Acta Portuguesa de Nutrição

On-line version ISSN 2183-5985

Abstract

BARROS, Maria Inês  and  SILVA, Paula Alexandra. APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS DE RASTREIO NUTRICIONAL A DOENTES ONCOLÓGICOS EM CUIDADOS PALIATIVOS. Acta Port Nutr [online]. 2022, n.28, pp.48-51.  Epub July 09, 2022. ISSN 2183-5985.  https://doi.org/10.21011/apn.2022.2809.

INTRODUÇÃO:

A perda de peso e a desnutrição são complicações frequentes no doente oncológico com necessidades paliativas, dada a severidade e o impacto da doença e os tratamentos associados. A literatura demonstra que a implementação de um plano de cuidados onde existe a integração de rotinas de identificação e avaliação do risco nutricional, em fases precoces da progressão da doença oncológica, parece melhorar a qualidade de vida e sobrevida dos doentes com este diagnóstico. Desta forma, é importante conhecer a realidade atual em cuidados paliativos oncológicos, para que se possam adotar protocolos de rastreio e avaliação nutricional mais assertivos e proativos.

OBJETIVOS:

Rever a evidência científica publicada acerca do estado nutricional dos doentes oncológicos em cuidados paliativos, aos quais foram aplicadas ferramentas de rastreio nutricional, de forma a avaliar a necessidade de implementar protocolos de rastreio nutricional e, caso necessário, avaliação nutricional.

METODOLOGIA:

Pesquisou-se em 3 bases de dados (MEDLINE, Web of Knowledge, Scopus) através das palavras-chave “nutrition screening tools” AND “cancer” AND “palliative care”. A pesquisa decorreu no dia 31 de maio de 2021 e foram encontrados 37 artigos. 5 artigos preencheram os critérios pré-selecionados para a população e para a intervenção.

RESULTADOS:

De acordo com os artigos contemplados, as ferramentas utilizadas para detetar risco nutricional são várias e, apesar de algumas avaliarem diferentes parâmetros, todas elas são fidedignas para chegar a um resultado que vai influenciar a qualidade de vida do doente, ao possibilitar uma atuação precoce, bem como uma intervenção alimentar e nutricional em todas as fases da doença. A literatura defende o uso da PG-SGA para a população oncológica paliativa, referindo-a como uma ferramenta com boa sensibilidade e especificidade, prática que engloba diferentes tipos de dados.

CONCLUSÕES:

Apesar de serem conhecidos e comprovados os benefícios da realização do rastreio nutricional nos doentes oncológicos, quando se especifica para a população paliativa, ainda não existem dados na literatura que evidenciem e suportem esta prática clínica. Desta forma, salienta-se a importância de reforçar os estudos para fundamentar a necessidade da utilização de ferramentas de avaliação do risco nutricional em doentes oncológicos paliativos.

Keywords : Cuidados Paliativos; Desnutrição; Ferramenta de Rastreio Nutricional; Oncologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )