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Acta Portuguesa de Nutrição

On-line version ISSN 2183-5985

Abstract

ARE, Marta et al. COMPORTAMENTO ALIMENTAR, LOCUS DE CONTROLO DE SAÚDE E ESTÁDIOS DE MUDANÇA EM ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR. Acta Port Nutr [online]. 2022, n.29, pp.34-38.  Epub Dec 06, 2022. ISSN 2183-5985.  https://doi.org/10.21011/apn.2022.2906.

INTRODUÇÃO:

O locus de control e os estádios de mudança face a uma alimentação saudável podem estar relacionados com o comportamento alimentar. No entanto, os estudos que avaliam a relação entre locus de controlo e dimensões do comportamento alimentar são escassos e não encontramos estudos que avaliem a relação entre estádios de mudança e dimensões do comportamento alimentar.

OBJETIVOS:

Estudar as relações entre comportamento alimentar, locus de controlo para a saúde e estádios de mudança face a uma alimentação saudável em estudantes portugueses do ensino superior.

METODOLOGIA:

Para além do locus de controlo de saúde e dos estádios de mudança face a uma alimentação saudável foram avaliadas as seguintes dimensões do comportamento alimentar: ingestão externa, ingestão emocional, restrição alimentar (controlo rígido e controlo flexível), ingestão compulsiva e auto-eficácia alimentar.

RESULTADOS:

Foram avaliados 267 estudantes (63,7% do sexo feminino) com idades entre os 18 e os 27 anos. Nos homens o comportamento alimentar não mostrou associações significativas com o locus de controlo. Nas mulheres, a ingestão compulsiva associou-se negativamente com o locus de controlo interno; a auto-eficácia alimentar revelou uma associação mista com o locus de controlo interno, dependendo do fator usado para o avaliar. Relativamente aos estádios de mudança, os participantes no estádio de manutenção apresentaram menor ingestão externa e ingestão compulsiva (ambos os sexos), menor ingestão emocional e maior auto-eficácia alimentar (mulheres) e maior controlo rígido nos homens mas maior controlo flexível nas mulheres, quando comparados com participantes em (pré-) contemplação.

CONCLUSÕES:

Os estádios de mudança e o locus de controlo relacionam-se com o comportamento alimentar em estudantes do ensino superior, podendo ser úteis para desenhar intervenções precoces e direcionadas para cada sexo.

Keywords : Comportamento alimentar; Locus de control; Teoria da Aprendizagem Social; Estádios de mudança; Modelo Transteórico.

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