SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número29PREFERÊNCIAS ALIMENTARES E CONDICIONANTES DA INGESTÃO ALIMENTAR DE DOENTES COM DEMÊNCIA E COMPROMETIMENTO COGNITIVOPROPRIEDADES PSICOMÉTRICAS DA ESCALA DE AUTOEFICÁCIA ALIMENTAR GLOBAL EM MULHERES EM TRATAMENTO DE EXCESSO DE PESO índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Acta Portuguesa de Nutrição

versão On-line ISSN 2183-5985

Resumo

MORGADO, Marlene; POINHOS, Rui  e  MENDES, António Pedro. ADAPTAÇÃO E PROPRIEDADES PSICOMÉTRICAS DE UM QUESTIONÁRIO DE CONHECIMENTOS EM NUTRIÇÃO GERAL E NO DESPORTO. Acta Port Nutr [online]. 2022, n.29, pp.52-59.  Epub 01-Nov-2022. ISSN 2183-5985.  https://doi.org/10.21011/apn.2022.2909.

INTRODUÇÃO:

O conhecimento em nutrição é um determinante modificável do comportamento alimentar, importante para a adoção de hábitos alimentares saudáveis e diferenciadores na otimização do desempenho desportivo.

OBJETIVOS:

Traduzir e adaptar um questionário de conhecimentos em nutrição geral e no desporto e estudar as suas propriedades psicométricas.

METODOLOGIA:

Procedeu-se à tradução, retrotradução e adaptação do instrumento, incluindo a redução do número de itens com base na aplicação a estudantes do ensino superior (n = 238) de três áreas de conhecimentos distintos: nutrição (n = 46), engenharia (n = 118) e letras (n = 74), e estudaram-se as suas propriedades psicométricas: validade de conteúdo, validade de grupos mistos, validade fatorial e consistência interna.

RESULTADOS

: O conteúdo do questionário foi analisado por um conjunto de avaliadores através de uma análise qualitativa e quantitativa, que resultou num coeficiente de validade de conteúdo de 0,90. Através da avaliação da diferença de conhecimentos entre os três grupos, e de acordo com a análise da consistência interna e análise fatorial, dos 90 itens que compunham o questionário inicial foram excluídos 48. Foram repetidas as análises fatorial e de consistência interna para a versão final com 42 itens. O questionário apresenta, para cada uma das secções (nutrição geral e nutrição no desporto), uma estrutura unifatorial e boa consistência interna (valores de alfa de Cronbach de 0,883 e 0,720, respetivamente).

CONCLUSÕES:

Este estudo gerou uma versão mais curta e com boas propriedades psicométricas de um questionário de conhecimentos em nutrição geral e no desporto. A sua aplicação permitirá aos profissionais da área analisar as diferenças de conhecimentos entre atletas de diferentes sexos e desportos, estabelecendo assim estratégias educacionais mais direcionadas e efetivas.

Palavras-chave : Adaptação; Conhecimentos; Nutrição geral; Nutrição no desporto; Propriedades psicométricas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )