SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número29PROPRIEDADES PSICOMÉTRICAS DA ESCALA DE AUTOEFICÁCIA ALIMENTAR GLOBAL EM MULHERES EM TRATAMENTO DE EXCESSO DE PESOAPOIO ALIMENTAR E O DIREITO HUMANO À ALIMENTAÇÃO ADEQUADA: QUESTÕES ÉTICAS índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Acta Portuguesa de Nutrição

versão On-line ISSN 2183-5985

Resumo

LEITES, Sara  e  PEREIRA, Bárbara Beleza. ALIMENTAÇÃO NA PRECONCEÇÃO E FERTILIDADE FEMININA. Acta Port Nutr [online]. 2022, n.29, pp.64-69.  Epub 06-Dez-2022. ISSN 2183-5985.  https://doi.org/10.21011/apn.2022.2911.

A infertilidade tem aumentado nos últimos anos, afetando cerca de 10% da população portuguesa. O impacto dos tratamentos de procriação medicamente assistida tem potenciado a procura por fatores modificáveis da função reprodutiva. A presente revisão temática tem como objetivo analisar as associações entre alimentação, nutrição e fertilidade feminina.

Tanto a Dieta Mediterrânica como a Dieta de Fertilidade melhoram os parâmetros reprodutivos nas mulheres e a ingestão adequada de antioxidantes parece proteger a função reprodutiva. Pelo contrário, o consumo de ácidos gordos trans, proteínas de origem animal, hidratos de carbono, carnes brancas, laticínios magros, fast-food, bebidas alcoólicas, açucaradas e com cafeína diminuem a fertilidade.

Embora a idade da mulher seja um determinante da função reprodutiva e as associações sejam apenas parcialmente compreendidas, a alteração da alimentação continua a ser uma das intervenções mais promissoras na preservação da fertilidade.

Palavras-chave : Alimentação; Fertilidade; Nutrição; Preconceção.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )