SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue30PROPOSAL FOR GRID/CHECK-LIST FOR QUALITATIVE EVALUATION OF MENUS INTENDED FOR ADULT POPULATIONCONSUMPTION OF FOOD SUPPLEMENT BY BODYBUILDING IN VOLTA REDONDA, BRAZIL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Acta Portuguesa de Nutrição

On-line version ISSN 2183-5985

Abstract

SILVA, Catarina Pereira da. CONSCIENCIALIZAÇÃO AO AUMENTO DO CONSUMO DE IODO- PONTO DE SITUAÇÃO E PERSPETIVAS FUTURAS. Acta Port Nutr [online]. 2022, n.30, pp.24-29.  Epub Feb 26, 2023. ISSN 2183-5985.  https://doi.org/10.21011/apn.2022.3004.

INTRODUÇÃO:

Estudos passados demonstraram uma carência de iodo na população açoriana, nomeadamente em crianças e grávidas. Isto levou a uma implementação de medidas para aumentar a consciencialização e fornecer soluções para este problema, nomeadamente através do consumo de sal iodado.

OBJETIVOS:

Esclarecer a eficácia das medidas de saúde implementadas e que fatores influenciaram o consumo de sal iodado.

METODOLOGIA:

Estudo observacional e transversal realizado através da aplicação de um questionário para avaliação do consumo de iodo a pessoas que se apresentaram à Unidade de Saúde da Ilha do Faial, Açores, entre 9 e 14 de novembro de 2020.

RESULTADOS:

De 100 indivíduos, 49 consumiam sal iodado e 51 indivíduos não. A idade média dos participantes foi de 49,81 anos. 19 participantes indicam ter um diagnóstico de doença tiroideia. A recomendação de um médico e/ou nutricionista foi o principal fator influenciador para a implementação de sal iodado (n=18; 36,7%). Dos 51 participantes que não consumiam sal iodado, 21 (41,2%) não tinham conhecimento da existência do sal iodado e 11 (21,6%) não conheciam os benefícios do sal iodado. 28 indivíduos (28%) afirmaram que um profissional de saúde recomendou a implementação sal iodado ou um suplemento multivitamínico contendo iodo na sua dieta; contrariamente, 66 (66%) negam ter recebido essa recomendação. Indivíduos em que um profissional de saúde recomendou a implementação de sal iodado ou suplemento multivitamínico contendo iodo têm 8 vezes mais probabilidade de utilizar sal iodado na sua dieta (OR=8.138; IC 95 (2.764;23.967)).

CONCLUSÕES:

Embora seja um problema que necessita de intervenção adicional, a implementação do sal iodado na dieta dos açorianos deu um passo na direção correta. Demonstrou-se que implementar o consumo de sal iodado, explicando sua importância e mantendo a consciencialização sobre a deficiência de iodo por parte de um profissional de saúde pode ser uma arma poderosa para combater este problema.

Keywords : Consciencialização; Açores; Iodo; Deficiência de iodo; Sal iodado.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )