SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número30AVALIAÇÃO DA COMPOSIÇÃO CORPORAL POR DEXA EM ATLETAS DE DESPORTOS DE COMBATEAMBIENTES DE TRABALHO SAUDÁVEIS - O PAPEL DO NUTRICIONISTA índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Acta Portuguesa de Nutrição

versão On-line ISSN 2183-5985

Resumo

NOVO, Tiago R. NOVAS PERSPETIVAS SOBRE O RÁCIO DE HIDRATOS DE CARBONO EM INDIVÍDUOS COM DIABETES TIPO 2 NO DESPORTO. Acta Port Nutr [online]. 2022, n.30, pp.62-66.  Epub 05-Mar-2023. ISSN 2183-5985.  https://doi.org/10.21011/apn.2022.3011.

Para indivíduos com diabetes tipo 2, é necessário otimizar o programa desportivo para prevenir um descontrolo glicémico e melhorar o rendimento e a recuperação independentemente da modalidade desportiva. As diferentes respostas glicémicas subsequentes às intervenções de um protocolo desportivo de resistência aeróbio dificultam a sua implementação com base nas recomendações utilizadas para o uso de hidratos de carbono para o rendimento aeróbio e a recuperação desportiva. A ingestão combinada de diferentes tipos de hidratos de carbono poderá ser uma estratégia mais adequada para ajudar a maximizar o rendimento aeróbio e acelerar a recuperação pós-treino com uma proporção recomendada de glicose:frutose para um rácio de 2:1 especialmente em indivíduos com problemas gastrointestinais. Não existem estudos acerca das recomendações de proporções dos tipos de hidratos de carbono antes, durante e/ou após o treino para indivíduos com diabetes tipo 2. Perspetivas futuras sugerem abrir novos ramos de investigação e definir modelos de estratégias dietéticas em indivíduos com diabetes tipo 2 na área do desporto.

Palavras-chave : Controlo glicémico; Rácio de hidratos de carbono; Recuperação desportiva; Rendimento aeróbio; Tipos de hidratos de carbono.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )