SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue31EATING BEHAVIOUR OF CHILDREN WITH FAILURE TO THRIVE: CHARACTERIZATION AND FAMILY CORRELATESTRANSLATION AND CROSS-CULTURAL ADAPTATION OF THE SCALE FOOD AND NUTRITION LITERACY (FNLIT) IN PORTUGUESE ADOLESCENTS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Acta Portuguesa de Nutrição

On-line version ISSN 2183-5985

Abstract

REI, Mariana; COSTA, Sofia da; GAIO, Rita  and  RODRIGUES, Sara. FATORES DE RISCO PARA O INCUMPRIMENTO DA RECOMENDAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE RELATIVA AO CONSUMO DIÁRIO DE FRUTAS E HORTÍCOLAS POR ADOLESCENTES. Acta Port Nutr [online]. 2022, n.31, pp.12-15.  Epub July 12, 2023. ISSN 2183-5985.  https://doi.org/10.21011/apn.2022.3103.

Na maioria das vezes, os jovens não comem pelo menos 400 g/dia de hortícolas e frutas conforme recomendado pela Organização Mundial da Saúde. Assim, este estudo teve como objetivo identificar os fatores de risco associados ao incumprimento da recomendação da Organização Mundial da Saúde para o consumo diário de hortícolas e frutas por adolescentes. Os dados foram recolhidos através de uma amostragem estratificada por conglomerados em um estágio de adolescentes (10 aos 19 anos) de uma cidade do norte de Portugal, e foram realizados modelos de regressão logística. Quase dois terços dos adolescentes não cumprem a recomendação da Organização Mundial da Saúde relativa à ingestão diária de hortícolas e frutas. Uma adesão baixa-moderada à Dieta Mediterrânea assim como uma menor ingestão energética média diária são fatores de risco para os adolescentes não cumprirem a recomendação da Organização Mundial da Saúde.

Keywords : Adolescentes; Ingestão diária; Fruta; Fatores de risco; Hortícolas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )