SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número31COMPORTAMENTO ALIMENTAR EM CRIANÇAS COM MÁ EVOLUÇÃO PONDERAL: CARACTERIZAÇÃO E CORRELATOS FAMILIARESTRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO TRANSCULTURAL DA ESCALA FOOD AND NUTRITION LITERACY (FNLIT) EM ADOLESCENTES PORTUGUESES índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Acta Portuguesa de Nutrição

versão On-line ISSN 2183-5985

Resumo

REI, Mariana; COSTA, Sofia da; GAIO, Rita  e  RODRIGUES, Sara. FATORES DE RISCO PARA O INCUMPRIMENTO DA RECOMENDAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE RELATIVA AO CONSUMO DIÁRIO DE FRUTAS E HORTÍCOLAS POR ADOLESCENTES. Acta Port Nutr [online]. 2022, n.31, pp.12-15.  Epub 12-Jul-2023. ISSN 2183-5985.  https://doi.org/10.21011/apn.2022.3103.

Na maioria das vezes, os jovens não comem pelo menos 400 g/dia de hortícolas e frutas conforme recomendado pela Organização Mundial da Saúde. Assim, este estudo teve como objetivo identificar os fatores de risco associados ao incumprimento da recomendação da Organização Mundial da Saúde para o consumo diário de hortícolas e frutas por adolescentes. Os dados foram recolhidos através de uma amostragem estratificada por conglomerados em um estágio de adolescentes (10 aos 19 anos) de uma cidade do norte de Portugal, e foram realizados modelos de regressão logística. Quase dois terços dos adolescentes não cumprem a recomendação da Organização Mundial da Saúde relativa à ingestão diária de hortícolas e frutas. Uma adesão baixa-moderada à Dieta Mediterrânea assim como uma menor ingestão energética média diária são fatores de risco para os adolescentes não cumprirem a recomendação da Organização Mundial da Saúde.

Palavras-chave : Adolescentes; Ingestão diária; Fruta; Fatores de risco; Hortícolas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )