SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número31FATORES DE RISCO PARA O INCUMPRIMENTO DA RECOMENDAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE RELATIVA AO CONSUMO DIÁRIO DE FRUTAS E HORTÍCOLAS POR ADOLESCENTESCARACTERIZAÇÃO E AVALIAÇÃO QUALITATIVA DA OFERTA ALIMENTAR DIRIGIDA A ESTUDANTES EM ESTABELECIMENTOS DE RESTAURAÇÃO PÚBLICA NA PROXIMIDADE DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Acta Portuguesa de Nutrição

versão On-line ISSN 2183-5985

Resumo

COELHO, Beatriz Cidade; CAMARINHA, Bárbara  e  TEIXEIRA, Beatriz. TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO TRANSCULTURAL DA ESCALA FOOD AND NUTRITION LITERACY (FNLIT) EM ADOLESCENTES PORTUGUESES. Acta Port Nutr [online]. 2022, n.31, pp.16-29.  Epub 12-Jul-2023. ISSN 2183-5985.  https://doi.org/10.21011/apn.2022.3104.

INTRODUÇÃO:

O nível de Literacia Nutricional e de Literacia Alimentar tem sido associado a benefícios na saúde. A escala Food and Nutrition Literacy avalia o nível de Literacia Alimentar e Literacia Nutricional em adolescentes iranianos. Não existe, à data, nenhuma ferramenta traduzida e adaptada para a língua portuguesa que avalie a Literacia Alimentar e a Literacia Nutricional.

OBJETIVOS:

Traduzir e adaptar transculturalmente a escala Food and Nutrition Literacy para a língua portuguesa em adolescentes portugueses.

METODOLOGIA:

Após a obtenção da versão portuguesa da escala (por um processo de tradução e retro tradução), procedeu-se à sua adaptação transcultural através da participação de 30 adolescentes numa entrevista semi-estruturada com a aplicação direta de uma versão preliminar da escala. Realizou-se a análise qualitativa das transcrições e reformulou-se a escala. Solicitou-se a revisão e validação da escala a um painel de peritos. Calculou-se, o Índice de Validade de Conteúdo e a Média do Índice de Validade do Conteúdo da Escala para a relevância, adequação e clareza de cada item. Os itens com um Índice de Validade de Conteúdo<0,83 foram reformulados.

RESULTADOS:

Oito adolescentes (30,8%) apresentaram um nível de literacia moderada. As raparigas apresentaram uma pontuação significativamente superior à dos rapazes (69,4% vs. 64,3%, p=0,021). A subescala “Literacia crítica em alimentação e nutrição” foi a que teve uma menor mediana de pontuação (30,8%). Este trabalho culminou na obtenção da versão final da escala em língua portuguesa.

CONCLUSÕES:

Com esta escala será possível quantificar o nível de Literacia Alimentar e Literacia Nutricional dos adolescentes portugueses e avaliar a efetividade dos projetos de intervenção e políticas alimentares relacionadas com esta temática nesta faixa etária.

Palavras-chave : Adolescentes; Entrevista semi-estruturada; Língua portuguesa; Literacia alimentar; Literacia nutricional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )