SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue31DRUG-FOOD INTERACTIONS: CHARACTERIZATION OF HEALTH PROFESSIONALS’ KNOWLEDGE?DOES THE CONSUMPTION OF LOCALLY PRODUCED TOMATOES HAVE A LOWER ENVIRONMENTAL IMPACT COMPARED TO THOSE GLOBALLY PRODUCED? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Acta Portuguesa de Nutrição

On-line version ISSN 2183-5985

Abstract

EDEMUNDO, Ana Sofia et al. SUSTENTABILIDADE ALIMENTAR EM ALIMENTAÇÃO COLETIVA E RESTAURAÇÃO: PERCEÇÃO DOS NUTRICIONISTAS. Acta Port Nutr [online]. 2022, n.31, pp.44-49.  Epub July 15, 2023. ISSN 2183-5985.  https://doi.org/10.21011/apn.2022.3107.

INTRODUÇÃO:

O nutricionista é um profissional de saúde que entende o contexto em que a nutrição e a alimentação se processam, sendo competente tecnicamente, crítico e comprometido com a realidade existente. Questões relacionadas com sustentabilidade alimentar aplicam-se a todas as áreas da nutrição e dietética, com particular enfoque na área da alimentação coletiva e restauração sendo preciso valorizar as atribuições e contribuições do nutricionista na promoção de um futuro de qualidade.

OBJETIVOS:

Descrever a perceção dos nutricionistas que exercem atividade na área da alimentação coletiva e restauração sobre a sua atuação na promoção da sustentabilidade alimentar.

METODOLOGIA:

Estudo transversal, realizado por inquirição da população-alvo com um questionário online, através de uma técnica de amostragem não aleatória selecionada por conveniência. A amostra deste estudo é composta por nutricionistas, residentes em Portugal e a exercer atualmente na área da nutrição. Os dados sumarizaram-se através de frequências absolutas e relativas, e através de média, desvio-padrão, mediana e amplitude interquartil. Utilizou-se o teste de Kolmogorov-Smirnov para analisar a adesão das variáveis em estudo à distribuição normal e, conforme os resultados, utilizou-se o teste de Mann-Whitney para comparação entre grupos.

RESULTADOS:

Dos 115 participantes, 48,7% consideram totalmente importante a promoção da sustentabilidade alimentar na sua atuação e 46,1% concordam que podem melhorar a sua ação. Os conceitos que mais relacionam com a sustentabilidade alimentar são a redução do desperdício alimentar, preservação do meio ambiente e dos recursos naturais. As principais ações praticadas são a promoção da Dieta Mediterrânica e redução do desperdício alimentar. Verificaram-se diferenças estatisticamente significativas entre as dificuldades e ações dos nutricionistas que exercem atividade em alimentação coletiva e os que não o fazem.

CONCLUSÕES:

Os resultados demonstram que os participantes acreditam na sua capacidade para colocar ações em prática e reforça a necessidade de reconhecer e capacitar os nutricionistas como importantes agentes promotores da sustentabilidade alimentar.

Keywords : Alimentação; Nutricionista; Perceção; Sustentabilidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )