SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número31A ALIMENTAÇÃO VEGETARIANA NA INFÂNCIA É ADEQUADA PARA O CRESCIMENTO DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES?IMPACTO DA EDUCAÇÃO ALIMENTAR NA REDUÇÃO DO DESPERDÍCIO ALIMENTAR EM MEIO ESCOLAR: UMA REVISÃO NARRATIVA índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Acta Portuguesa de Nutrição

versão On-line ISSN 2183-5985

Resumo

GERARDO, Marisa Martins  e  MACAN, Tamires Pavei. DETERMINANTES NAS PREFERÊNCIAS ALIMENTARES E SELETIVIDADE ALIMENTAR EM CRIANÇAS. Acta Port Nutr [online]. 2022, n.31, pp.62-66.  Epub 20-Jul-2023. ISSN 2183-5985.  https://doi.org/10.21011/apn.2022.3110.

A presente revisão narrativa procurou determinar os principais fatores influenciadores das preferências e escolhas alimentares, bem como do desenvolvimento de seletividade alimentar, durante a infância. Assim, foram descritos possíveis determinantes presentes desde a preconceção até ao fim da introdução alimentar, período este caracterizado como o mais influente no desenvolvimento destas preferências. Os principais fatores responsáveis pelo desenvolvimento das preferências alimentares e da seletividade alimentar nas crianças mencionados nesta revisão foram: os fatores biológicos; a introdução alimentar; as práticas parentais; os fatores psicológicos, sociais, culturais e económicos e a influência do marketing. A intervenção nestes determinantes funde-se com a prevenção de maus hábitos alimentares e também com a promoção da saúde em todo o ciclo de vida.

Palavras-chave : Crianças; Introdução alimentar; Preferências alimentares; Preferências inatas; Seletividade alimentar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )