SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue31KETOGENIC DIET AND MENTAL HEALTH - A NARRATIVE REVIEWTHE VEGETARIAN DIET AND THE INCREASE IN MUSCLE STRENGTH AND MUSCLE MASS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Acta Portuguesa de Nutrição

On-line version ISSN 2183-5985

Abstract

COSTA, Francisca et al. GALACTOOLIGOSSACARÍDEOS: EXISTEM EFEITOS NA MICROBIOTA HUMANA?. Acta Port Nutr [online]. 2022, n.31, pp.84-89.  Epub Aug 01, 2023. ISSN 2183-5985.  https://doi.org/10.21011/apn.2022.3114.

Galactooligossacarídeos são denominados “prebióticos”, uma vez que são hidratos de carbono não digeríveis que conferem diversos benefícios para a saúde do hospedeiro, entre eles, a modulação da microbiota intestinal. Podem ser ingeridos naturalmente pelo consumo de alimentos que os contém na sua composição, pelo consumo de alimentos enriquecidos nos mesmos ou por meio de suplementação. Foi efetuada uma revisão de literatura, com pesquisa nas bases de dados Pubmed, Google Académico e Science Direct, com as palavras-chave “galacto-oligosaccharides’’ AND “effects’’ AND “microbiota’’ AND ‘’health’’, entre 2017 e 2022, com o objetivo de compreender de que forma a ingestão de Galactooligossacarídeos pode influenciar a microbiota intestinal humana. Os resultados da maioria dos artigos evidenciaram correlação positiva entre o consumo de Galactooligossacarídeos, quer proveniente da alimentação, ou suplementação, com a modulação benéfica da microbiota intestinal, aumentando o número de bactérias benéficas e reduzindo as prejudiciais, em qualquer faixa etária. Assim, a adoção de uma dieta enriquecida em Galactooligossacarídeos poderá ser uma estratégia eficaz em situações de disbiose, atuando de forma preventiva e benéfica na melhoria da microbiota intestinal.

Keywords : Efeitos; Galactooligossacarídeos; Microbiota; Saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )