SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número32IMPACTO DO CONFINAMENTO NOS ESTILOS DE VIDA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DO NORTE DE PORTUGAL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Acta Portuguesa de Nutrição

versión On-line ISSN 2183-5985

Resumen

ROCHA, Liliana et al. MODELOS DE GESTÃO DE OFERTA ALIMENTAR EM REFEITÓRIOS ESCOLARES DO ALTO MINHO - COMPARAÇÃO NO ÂMBITO DO PROJETO P0DE. Acta Port Nutr [online]. 2023, n.32, pp.6-11.  Epub 21-Ago-2023. ISSN 2183-5985.  https://doi.org/10.21011/apn.2023.3202.

INTRODUÇÃO:

De forma a contribuir para a diminuição da incidência e prevalência das doenças relacionadas com os hábitos alimentares, implementou-se o Projeto de Otimização das Dietas Escolares que pretende contribuir para uma oferta alimentar escolar alinhada com as premissas de uma alimentação saudável.

OBJETIVOS:

Comparar qualitativa e quantitativamente a oferta alimentar escolar referente à refeição do almoço considerando os modelos de gestão direta e concessionada.

METODOLOGIA:

Estudo observacional de desenho transversal. O Projeto de Otimização das Dietas Escolares, implementado em 34 escolas do ensino público do distrito de Viana do Castelo, tem como objetivo garantir a oferta de refeições variadas, normoenergéticas, nutricionalmente equilibradas e que garantam os critérios de higiene e segurança alimentar. Analisaram-se dados correspondentes a uma avaliação mensal de cada escola, entre 2014 e 2019.

RESULTADOS:

Os refeitórios com gestão direta cumpriram maior percentagem (82%), em mediana, de critérios qualitativos do Projeto de Otimização das Dietas Escolares, relativamente aos de gestão concessionada (p = 0,022). Todos os refeitórios com gestão direta cumpriram a periodicidade de oferta de peixe rico em ómega-3 (ω3) exigida. Estes utilizaram uma maior quantidade de gordura e gordura saturada comparativamente aos de gestão concessionada (p = 0,030 e 0,040, respetivamente). O contrário ocorreu na oferta de fibra (p = 0,016).

CONCLUSÕES:

Considerando a avaliação qualitativa, os refeitórios com gestão direta cumpriram melhor os critérios do Projeto de Otimização das Dietas Escolares e ofereceram peixe rico em ω3 com maior periodicidade, relativamente aos com gestão concessionada. Quantitativamente, os refeitórios com gestão concessionada ofereceram refeições com menor quantidade de gordura e gordura saturada e maior quantidade de fibra.

Palabras clave : Modelos de gestão; Oferta alimentar; P0DE; Refeitórios escolares.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )