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Acta Portuguesa de Nutrição

 ISSN 2183-5985

ROCHA, Liliana et al. MODELOS DE GESTÃO DE OFERTA ALIMENTAR EM REFEITÓRIOS ESCOLARES DO ALTO MINHO - COMPARAÇÃO NO ÂMBITO DO PROJETO P0DE. []. , 32, pp.6-11.   21--2023. ISSN 2183-5985.  https://doi.org/10.21011/apn.2023.3202.

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INTRODUÇÃO:

De forma a contribuir para a diminuição da incidência e prevalência das doenças relacionadas com os hábitos alimentares, implementou-se o Projeto de Otimização das Dietas Escolares que pretende contribuir para uma oferta alimentar escolar alinhada com as premissas de uma alimentação saudável.

OBJETIVOS:

Comparar qualitativa e quantitativamente a oferta alimentar escolar referente à refeição do almoço considerando os modelos de gestão direta e concessionada.

METODOLOGIA:

Estudo observacional de desenho transversal. O Projeto de Otimização das Dietas Escolares, implementado em 34 escolas do ensino público do distrito de Viana do Castelo, tem como objetivo garantir a oferta de refeições variadas, normoenergéticas, nutricionalmente equilibradas e que garantam os critérios de higiene e segurança alimentar. Analisaram-se dados correspondentes a uma avaliação mensal de cada escola, entre 2014 e 2019.

RESULTADOS:

Os refeitórios com gestão direta cumpriram maior percentagem (82%), em mediana, de critérios qualitativos do Projeto de Otimização das Dietas Escolares, relativamente aos de gestão concessionada (p = 0,022). Todos os refeitórios com gestão direta cumpriram a periodicidade de oferta de peixe rico em ómega-3 (ω3) exigida. Estes utilizaram uma maior quantidade de gordura e gordura saturada comparativamente aos de gestão concessionada (p = 0,030 e 0,040, respetivamente). O contrário ocorreu na oferta de fibra (p = 0,016).

CONCLUSÕES:

Considerando a avaliação qualitativa, os refeitórios com gestão direta cumpriram melhor os critérios do Projeto de Otimização das Dietas Escolares e ofereceram peixe rico em ω3 com maior periodicidade, relativamente aos com gestão concessionada. Quantitativamente, os refeitórios com gestão concessionada ofereceram refeições com menor quantidade de gordura e gordura saturada e maior quantidade de fibra.

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INTRODUCTION:

To reduce the incidence and prevalence of diseases related to eating habits, the School Diet Optimization Project was implemented, which aims to contribute to a school food supply in line with the premises of healthy eating.

OBJECTIVES:

To compare qualitatively and quantitatively the school food supply related to the lunch meal considering direct and concession management models.

METHODOLOGY:

Observational cross-sectional study. The School Diet Optimization Project, implemented in 34 public schools in the district of Viana do Castelo, aims to guarantee the offer of varied, normoenergetic, and nutritionally balanced meals that guarantee hygiene and food safety criteria. Data corresponding to one month of each school, between 2014 and 2019, was analyzed.

RESULTS:

School canteens under direct management fulfilled a higher percentage (82%), on a median, of qualitative criteria of the School Diet Optimization Project, compared to those under concession management (p = 0,022). All canteens with direct management complied with the required frequency of offering fish rich in omega 3 (ω3). These canteens used a greater amount of fat and saturated fat compared to those under concession management (p = 0,030 and 0,040, respectively). The opposite occurred in fiber supply (p = 0,016).

CONCLUSIONS:

Considering the qualitative assessment, the school canteens under direct management met the School Diet Optimization Project criteria better and offered fish rich in ω3 with greater frequency than those under concession management. Quantitatively, canteens under concession offered meals with lower amounts of fat and saturated fat and higher amounts of fiber.

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