32 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Acta Portuguesa de Nutrição

 ISSN 2183-5985

MARTINS, Juliana; TEIXEIRA, Beatriz; OLIVEIRA, Bruno MPM    AFONSO, Cláudia. IMPACTO DO CONFINAMENTO NOS ESTILOS DE VIDA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DO NORTE DE PORTUGAL. []. , 32, pp.12-17.   30--2023. ISSN 2183-5985.  https://doi.org/10.21011/apn.2023.3203.

^a

A escola desempenha um papel essencial na promoção de estilos de vida e hábitos alimentares saudáveis. Com o encerramento destes estabelecimentos, devido ao 2.º confinamento imposto pela pandemia COVID-19, tornou-se pertinente avaliar o seu impacto nos estilos de vida das crianças/adolescentes e estudar os respetivos fatores associados. Aplicou-se um questionário online (aos encarregados de educação dos alunos da Educação Pré-Escolar/1.º Ciclo e aos alunos do 2.º/3.º Ciclo) recolhendo informação sociodemográfica, antropométrica, de estado da saúde, estilos de vida e respetivas alterações provocadas pelo 2.º confinamento. Recorreu-se à UniANCOVA para identificar os fatores associados às alterações encontradas. Este estudo realizou-se num Agrupamento de Escolas do Norte de Portugal em 494 alunos (idade média de 11 anos, variando entre os 3 e os 16 anos, 51,0% sexo feminino, 49,2% 3.º Ciclo, 35,2% excesso de peso). Do total, 57,0% cumpre as recomendações das horas de sono, 24,0% do tempo de atividade física e 31,4% de tempo de ecrã. Mais de 70,0% dos alunos incluiu alimentos não recomendáveis aos lanches e ao jantar. Devido ao confinamento, 93,0% relatou pelo menos uma alteração negativa, sendo a mais frequente o aumento do tempo de ecrã diário (63,8%). A alteração positiva mais relatada foi a realização de mais refeições em família (66,5%). Os inquiridos que reportaram uma melhor autoperceção da sua alimentação foram os que tiveram mais alterações positivas dos estilos de vida devido à pandemia. Por outro lado, estar entre o percentil 15 e 85 de Índice de Massa Corporal associou-se a mais alterações negativas.

^lpt^a

School plays an important role in health promotion regarding to healthy lifestyles and eating habits, with the closure of these establishments, due to the 2nd imposed lockdown by the COVID-19 pandemic, it became pertinent to assess the impact on the lifestyles of children/adolescents and study their associated factors. An online questionnaire was applied (to legal guardians of preschool/1st cycle students and 2nd/3rd cycle students) collecting sociodemographic information, anthropometric data, health status, lifestyles, and changes due the 2nd lockdown. UniANCOVA was used to identify the factors associated with the changes. This study was carried out in a Group of Schools in the Norther region of Portugal and had a total of 494 students (median age of 11, ranging from 3 to 16 years old, 51.0% female, 49.2% 3rd cycle, 35.2% overweight). Around 57.0%, 24.0% and 31.4% of the participants comply with the sleep, physical activity and screen time recommendations, respectively. More than 70.0% of students included non-recommended foods in snacks and dinner. Due to the lockdown, 93.0% reported at least one negative change and the most frequent was the increasing in daily screen time (63.8%). The most reported positive change was consuming more meals with the family (66.5%). Respondents who reported better self-perception of eating were those with the most positive lifestyle changes due to the pandemic. On the other hand, being between the 15th and 85th percentile of Body Mass Index was associated with more negative changes.

^len

: .

        · | |     · |     · ( pdf )