SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número32IMPACTO DO CONFINAMENTO NOS ESTILOS DE VIDA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DO NORTE DE PORTUGALHÁBITOS ALIMENTARES E ESTADO ESTATURO-PONDERAL DE UM GRUPO POPULACIONAL A USUFRUIR DE APOIO SOCIAL PARA A AQUISIÇÃO DE GÉNEROS ALIMENTÍCIOS índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Acta Portuguesa de Nutrição

versão On-line ISSN 2183-5985

Resumo

MARTINS, Ana Rita; COSTA, Alexandra; SILVA, Cláudia  e  OLIVEIRA, Andreia. CONHECIMENTOS SOBRE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO: ESTUDO DOS SEUS DETERMINANTES EM ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR DA ÁREA DAS CIÊNCIAS DA SAÚDE. Acta Port Nutr [online]. 2023, n.32, pp.18-24.  Epub 31-Ago-2023. ISSN 2183-5985.  https://doi.org/10.21011/apn.2023.3204.

INTRODUÇÃO:

Um nível adequado de conhecimentos sobre alimentação e nutrição pode ser um fator importante para suportar escolhas alimentares mais saudáveis.

OBJETIVOS:

Avaliar o nível de conhecimento sobre alimentação e nutrição de estudantes do 1.º ciclo de estudos da área das Ciências da Saúde e os seus fatores associados.

METODOLOGIA:

Foi conduzido um estudo observacional transversal, que incluiu estudantes do 1.º ano do Ensino Superior da área das Ciências da Saúde no ano letivo de 2019/2020 (n=150). Os dados foram recolhidos através de um questionário estruturado de autopreenchimento. Os conhecimentos sobre alimentação/nutrição foram avaliados através de uma escala previamente testada na população portuguesa. As variáveis categóricas foram comparadas através do teste de Qui-quadrado e as variáveis quantitativas contínuas através do teste ANOVA.

RESULTADOS:

A percentagem média de respostas corretas na escala de conhecimentos sobre alimentação/nutrição foi de 77,9% (desvio-padrão=12,57) (variação 36%-100%). Ao analisarmos os fatores associados a um conhecimento em alimentação/nutrição elevado (>90% respostas corretas), verificou-se que este foi significativamente superior nos indivíduos que reportaram um consumo médio mais elevado de fruta e produtos hortícolas (4,6 vs. 3,2 porções/dia, p=0,019), particularmente de sopa, nos estudantes com mães mais escolarizadas (12,7 vs. 11,3 anos médios de escolaridade, p=0,039) e nos estudantes da Faculdade de Ciências da Saúde comparativamente aos da Escola Superior de Saúde (55,0% vs. 45,0%, p=0,018).

CONCLUSÕES:

Os estudantes da área das Ciências da Saúde mostraram um nível de conhecimentos sobre alimentação/nutrição relativamente elevado. Um maior conhecimento foi associado a um maior consumo de fruta e produtos hortícolas, uma maior escolaridade da mãe e ao local de Ensino (Faculdade/Escola).

Palavras-chave : Alimentação; Conhecimentos; Determinantes; Estudantes Nutrição.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )