SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue33ASSOCIATIONS BETWEEN SARCOPENIA AND UNDERNUTRITION IN BRAZILIAN OLDER ADULTS, USING FIVE CUT-OFF POINTS FOR MUSCLE STRENGTHFOOD LITERACY: CONSTRUCTION OF A MATRIX BASED ON INFORMATION PROCESSING DOMAINS AND SKILLS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Acta Portuguesa de Nutrição

On-line version ISSN 2183-5985

Abstract

LOPES, Clarisse et al. AMBIENTE E CONHECIMENTO DE SEGURANÇA ALIMENTAR EM UNIDADES DE ALIMENTAÇÃO COLETIVA DO ENSINO SUPERIOR PORTUGUÊS. Acta Port Nutr [online]. 2023, n.33, pp.18-21.  Epub Apr 01, 2024. ISSN 2183-5985.  https://doi.org/10.21011/apn.2023.3304.

INTRODUÇÃO:

Apesar do crescente esforço em medidas de segurança alimentar, as intoxicações alimentares continuam a ser uma realidade. A perceção dos colaboradores em relação à segurança alimentar e higiene no local de trabalho (ambiente de segurança alimentar) pode influenciar o estado microbiológico do produto final.

OBJETIVOS:

Estudar as relações entre o ambiente de segurança alimentar, conhecimentos sobre segurança alimentar e características pessoais e profissionais de colaboradores de unidades de alimentação (cantinas e bares) em instituições do ensino superior.

METODOLOGIA:

Avaliou-se uma amostra de conveniência de 77 trabalhadores de 15 cantinas e bares em instituições de ensino superior de três cidades portuguesas (Porto, Aveiro e Coimbra). Foram avaliadas as relações dos dados sociodemográficos e sobre o local de trabalho com o ambiente de segurança alimentar (18 itens divididos em seis componentes) e os conhecimentos sobre segurança alimentar (20 itens agrupados em quatro temas).

RESULTADOS:

O ambiente de segurança alimentar (mediana = 83,3%; P25 = 70,8%; P75 = 88,9%) não se associou significativamente aos conhecimentos (mediana = 45,0%; P25 = 30,0; P75 = 55,0): rs = -0,128; p = 0,262. Os conhecimentos sobre segurança alimentar relacionaram-se positivamente com os anos de experiência no local de trabalho atual (rs = 0,247; p = 0,032) e no setor alimentar (rs

= 0,326; p = 0,004). Os trabalhadores que tinham tido formação no local de trabalho atual apresentavam maiores conhecimentos sobre segurança alimentar (média = 45,0% vs. 40,0%; p = 0,021). Nenhuma das relações das características dos trabalhadores com o ambiente de segurança alimentar foi estatisticamente significativa.

CONCLUSÕES:

Os colaboradores de unidades de alimentação em instituições do ensino superior em Portugal possuem baixos conhecimentos sobre segurança alimentar, apesar da perceção positiva sobre o clima de segurança alimentar. A experiência e formação relacionam-se com os conhecimentos sobre segurança alimentar mas não com o ambiente de segurança alimentar.

Keywords : Experiência; Segurança alimentar; Ambiente de segurança alimentar; Conhecimentos; Formação.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )