SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue43Significant relational experiences associated with caring of adolescents with oncological disease in the post-diagnosisSymptomatic burden amongst myeloproliferative neoplasm patients: MPN-10 prospective assessment in a Portuguese cohort author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Onconews

Print version ISSN 1646-7868On-line version ISSN 2183-6914

Abstract

ALVES, Patrícia Vinheiras; OLIVEIRA, Célia Simão  and  BASTO, Marta Lima. Alimentação em fim de vida: qual o caminho?. Revista Onconews [online]. 2021, n.43, pp.16-25.  Epub Dec 01, 2021. ISSN 1646-7868.  https://doi.org/10.31877/on.2021.43.02.

A alimentação está presente de forma permanente na nossa vida, sendo necessária por questões de sobrevivência e pautada por aspetos psicológicos, socioculturais e espirituais. Devido ao avançar da doença e às alterações alimentares que surgem, em fim de vida, a alimentação torna-se ainda mais complexa e é, muitas vezes, um tema de controvérsia entre a pessoa, a família e os profissionais de saúde, nomeadamente o enfermeiro, que está presente em todos os momentos relacionados com a alimentação. As alterações alimentares induzem, muitas vezes, ao questionamento dos envolvidos sobre as intervenções mais adequadas e ponderando o uso da alimentação e hidratação artificiais. O presente artigo apresenta uma análise crítica baseada na revisão da literatura, acerca das alterações alimentares da pessoa em fim de vida e da controvérsia da alimentação e hidratação artificiais nesta fase da vida, espelhando a complexidade deste fenómeno. Conclui-se que a alimentação em fim de vida deve ser um processo individualizado com a pessoa e maximizando o seu conforto.

Keywords : alimentação; pessoa em fim de vida; cuidados paliativos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )