SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue43End of life feeding: which way?iGestSaude - Self-management of symptoms in person undergoing chemotherapy treatment: a Consensus Study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Onconews

Print version ISSN 1646-7868On-line version ISSN 2183-6914

Abstract

SARMENTO, Maria et al. Valiação da carga sintomática em doentes com neoplasias mieloproliferativas utilizando a escala MPN-10 - Estudo de coorte da Pupulação Portuguesa. Revista Onconews [online]. 2021, n.43, pp.26-37.  Epub Dec 01, 2021. ISSN 1646-7868.  https://doi.org/10.31877/on.2021.43.03.

Introdução:

As Neoplasias mieloproliferativas (NMP), incluindo policitemia vera (PV), trombocitemia essencial (TE) e mielofibrose (MF), impactam significativamente na qualidade de vida (QV) dos pacientes. A avaliação da carga de sintomas e monitorização continua usando a escala MPN (Symptom Assessment Form) permite detectar alterações sintomáticas que podem ser sinais de progressão da doença e podem ser usados ​​como um indicador da necessidade de reavaliar a evolução da doença e / oua abordagem terapêutica.

Métodos:

Estudo multicêntrico prospectivo de doentes portugueses com NMP, incluindo dados demográficos e caracterização clínica dos doentes e carga sintomática da doença com base na escala NMP-10.

Resultados:

Foram incluídos 324 pacientes, proporção de homens para mulheres de 0,7: 1, idade mediana de 71 anos, duração mediana da doença> 3 anos. A maioria dos pacientes apresentou TE (63%), 24% PV e 13% MF. Cerca de 70% estavam a ser tratados com hidroxiureia, 31% estavam sob recomendação de aspirina em baixas doses, 9% precisavam de flebotomia, 4% receberam ruxolitinibe e <2% com interferon. Os sintomas mais relatados incluem fadiga, inatividade, pruridoe problemas de concentração. A pontuação total dos sintomas dos pacientes com PV e TE melhorou significativamente desde o início até a última visita de acompanhamento. O Prurido teve uma melhora significativa em relação à linha de base para pacientes com PV, como fadiga, inatividade, problemas de concentração e suores noturnos em pacientes com TE.

Conclusões:

A aplicação sistemática do MPN-10 permitiu um conhecimento mais aprofundado dos pacientes e dos seus sintomas, o que, somado às mudanças analíticas, motivou reajustes terapêuticos que levaram a ganhos de QV. Uma análise futura desta coorte deve ser orientada para refinar esses resultados.

Keywords : Gestão da doença; MPN-10; Neoplasias mieloproliferativas; Qualidade de vida; Sintomas.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )