SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número43IGestSaúde - a autogestão dos sintomas na pessoa em tratamento de quimioterapia: um Estudo de ConsensosDomínios dos enfermeiros nos ensaios clínicos índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Onconews

versão impressa ISSN 1646-7868versão On-line ISSN 2183-6914

Resumo

CORREIA, Ana; GRACA, Daniela; CALDEIRA, Elisabete  e  GUERREIRO, Gonçalo. COVID-19: A resposta do serviço de pediatria do IPO Lisboa. Revista Onconews [online]. 2021, n.43, pp.50-56.  Epub 01-Dez-2021. ISSN 1646-7868.  https://doi.org/10.31877/on.2021.43.05.

A pandemia COVID-19 colocou uma séria pressão nas instituições de saúde, tornando-se uma das principais preocupações da sociedade científica, e no geral, uma vez que acarreta consequências a todos os níveis do cuidar.

À medida que os conhecimentos sobre o vírus evoluem, geram-se inconsistências e dificuldades, havendo necessidade de mudança e adaptação. Assim, torna-se urgente a orientação dos profissionais de saúde e das famílias de crianças com doença oncológica sobre as adaptações dos serviços de saúde, protegendo a saúde e a segurança da equipa multidisciplinar, crianças e famílias.

No presente artigo será abordada a resposta do Serviço de Pediatria do Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil (IPOLFG) ao atual contexto pandémico, enquanto centro de referência para o tratamento de crianças com cancro, de forma a dar continuidade à prestação de cuidados médicos e de Enfermagem de qualidade e excelência, indo de encontro às necessidades específicas das crianças e das suas famílias.

Palavras-chave : COVID-19; pediatria; cancro; política de saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )