SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número46PREVALÊNCIA DE SINAIS E SINTOMAS DE FIM DE VIDA EM PESSOAS COM GLIOBLASTOMA: ESTUDO DESCRITIVO E RETROSPETIVOSEGURANÇA DO PACIENTE EM TRATAMENTO COM ANTINEOPLÁSICOS índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Onconews

versão impressa ISSN 1646-7868versão On-line ISSN 2183-6914

Resumo

GOMES, Sara Margarida Rodrigues et al. FUNCIONALIDADE DO DOENTE ONCOLÓGICO INTERNADO EM CUIDADOS PALIATIVOS. Revista Onconews [online]. 2023, n.46, e0110.  Epub 01-Jul-2023. ISSN 1646-7868.  https://doi.org/10.31877/on.2023.46.05.

Enquadramento:

Os doentes referenciados para cuidados paliativos (CP) carecem da aplicação de instrumentos de avaliação, tais como o nível de funcionalidade.

Objetivo:

Identificar as características sociodemográficas e clínicas do doente internado e caracterizar a sua capacidade funcional.

Metodologia:

Estudo descritivo, longitudinal de adultos oncológicos internados em CP (n=53) de Março a Junho de 2022. Os instrumentos MIF®, ECOG® e PPS®, foram aplicados na admissão, no 14º dia de internamento e na alta.

Resultados:

Os 53 doentes avaliados apresentam uma idade média de 71 anos, sendo a maioria masculinos (64,2%) e com carcinomas gástricos (17,0%). Na admissão, os doentes que apresentam valores da MIF reduzidos, apresentam também valores de PPS e ECOG diminutos. Da admissão ao 14º dia, verifica-se um agravamento da funcionalidade. Nenhum doente obteve intervenção por parte do Enfermeiro de Reabilitação.

Conclusão:

Os resultados demonstram um decréscimo da funcionalidade, exigindo dos profissionais um acompanhamento contínuo e um reajuste do plano avançado de cuidados.

Palavras-chave : Neoplasias; Cuidados Paliativos; Enfermagem; Capacidade funcional..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )