SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número47Avaliação sistemática do risco nutricional do doente internado com patologia oncohematológicaCuidados de enfermagem promotores do conforto à pessoa em situação paliativa: protocolo de scoping review índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Onconews

versão impressa ISSN 1646-7868versão On-line ISSN 2183-6914

Resumo

BALDAIA, Cláudia Patrícia da Silva; FERNANDES, Carla Silva  e  FERREIRA, Luís Miguel. Exergames na reabilitação da pessoa mastectomizada: uma scoping review. Revista Onconews [online]. 2023, n.47, e072.  Epub 01-Fev-2024. ISSN 1646-7868.  https://doi.org/https//doi.org/10.31877/on.2023.47.03.

Introdução:

Os exergames têm sido utilizados em saúde com resultados positivos, designadamente na reabilitação. Cientes das potencialidades destes recursos, o presente estudo pretende mapear a utilização de exergames na reabilitação da pessoa submetida a cirurgia da mama, identificando os ganhos em saúde decorrentes da implementação desta tecnologia. Metodologia: Realizamos um estudo de revisão do tipo Scoping. A pesquisa foi efetuada nas seguintes bases de dados: MEDLINE® (Medical Literature Analysis and Retrieval System Online), CINAHL® (Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature), SPORTDiscus, SCOPUS, SciELO (Scientific Electronic Library Online), Psychology and Behavioral Sciences Collection, Cochrane Central Register of Controlled Trials e PEDRo (Physiotherapy Evidence Database), identificando todos os estudos publicados até 31 de Janeiro de 2022, de acordo com as guidelines do Instituto da Joanna Briggs e do PRISMA-ScR. Resultados: A amostra final foi constituída por 13 artigos publicados entre 2015 e 2021. Na totalidade dos estudos participaram 441 pessoas. Plataformas como a Xbox® e Nintendo Wii®, com recurso a jogos de movimento, foram as mais utilizadas. Os planos de intervenção variaram entre os 15 dias e as 12 semanas, tendo a maioria das intervenções decorrido num pós-operatório tardio. A intervenção com exergames gerou resultados superiores ou similares à reabilitação tradicional na dor, funcionalidade do membro superior, amplitude articular, fadiga e na qualidade de vida. Conclusão: A Scoping Review permitiu evidenciar o efeito benéfico dos exergames na reabilitação da pessoa submetida a cirurgia por cancro da mama. Contudo, revela-se pertinente a realização de um maior número de estudos científicos nesta área que permitam determinar o tipo de jogo, tempo e frequência de intervenção que otimizem o nível de eficácia.

Palavras-chave : Neoplasia da mama; Exergames; Reabilitação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )