SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8EVENTUAIS CONSEQUÊNCIAS SOCIAIS E EMOCIONAIS, COM IMPLICAÇÕES LABORAIS, SECUNDÁRIAS À PERDA AUDITIVA INDUZIDA PELO RUÍDO índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Saúde Ocupacional online

versão impressa ISSN 2183-8453

Resumo

COSTA, D. APLICAÇÃO DE CONCEITOS DO ESTILO DE VIDA ANCESTRAL NO QUOTIDIANO DO SÉCULO XXI: CONTRIBUTO DA ENFERMAGEM DO TRABALHO. RPSO [online]. 2019, vol.8, pp.16-26.  Epub 12-Jul-2021. ISSN 2183-8453.  https://doi.org/10.31252/rpso.14.09.2019.

Introdução:

As teorias evolucionistas de Darwin revolucionaram o modo como a Biologia estuda e interpreta o ambiente que rodeia o ser humano. Contudo, esta abordagem não parece ter sido transportada para a Medicina e a Enfermagem do mesmo modo que na Biologia. Apesar das mudanças radicais de estilos de vida a que os Humanos se expuseram, a genética não parece ter mudado na mesma proporção, resultando numa epidemia de doenças crónicas da civilização. Seguindo um modelo de abordagem multimodal de inspiração do estilo de vida ancestral, o Enfermeiro do Trabalho, que se encontra na vanguarda da promoção da saúde no Adulto, poderá permitir melhorias de marcadores metabólicos e antropométricos nos trabalhadores das empresas que, indiretamente, irão potenciar a qualidade de vida, produtividade laboral e diminuição da sinistralidade.

Metodologia:

Apresentam-se os dados obtidos através do acompanhamento de sete trabalhadores seguidos na consulta de Enfermagem para estilos de vida saudável numa empresa no Norte de Portugal, aos quais foram aplicados uma abordagem multimodal: sessões de educação para a saúde personalizadas sobre estilos de vida inspirados no conceito ancestral da evolução humana.

Resultados:

São demonstrados sete casos de melhoria de marcadores metabólicos/ antropométricos em trabalhadores seguidos na consulta de Enfermagem para Estilos de Vida Saudáveis: triglicerídeos, índices triglicerídeos/ HDL, peso, Índice de Massa Corporal, perímetro abdominal e tensões arteriais.

Conclusões:

A inspiração para estilos de vida de carácter ancestral é perfeitamente exequível em pleno século XXI e leva a melhorias a nível de marcadores metabólicos e fisiológicos dos trabalhadores. A realidade sobre a incidência e prevalência de doenças degenerativas crónicas parece dever-se fundamentalmente às alterações do estilo de vida moderno. Assim, a sua prevenção (ou reversão) deveria focar-se sobretudo em alterações comportamentais, sendo que, se conseguirmos benefícios num Case Management, gradualmente conseguimos melhorar as empresas.

Palavras-chave : Saúde Ocupacional,Enfermagem do Trabalho; Doenças da Civilização; Estilo de vida ancestral; Estilo de vida saudável.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )