SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8APLICAÇÃO DE CONCEITOS DO ESTILO DE VIDA ANCESTRAL NO QUOTIDIANO DO SÉCULO XXI: CONTRIBUTO DA ENFERMAGEM DO TRABALHOQUALIDADE DO AR NUMA MICROEMPRESA METALOMECÂNICA: INVESTIGAÇÃO DOS EFEITOS DE UM AGENTE BIOLÓGICO BACTERIANO EM AMBIENTE DE POEIRAS (2015-2019) - UM ESTUDO DE CASO índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Saúde Ocupacional online

versão impressa ISSN 2183-8453

Resumo

LACERDA, A et al. EVENTUAIS CONSEQUÊNCIAS SOCIAIS E EMOCIONAIS, COM IMPLICAÇÕES LABORAIS, SECUNDÁRIAS À PERDA AUDITIVA INDUZIDA PELO RUÍDO. RPSO [online]. 2019, vol.8, pp.27-38.  Epub 12-Jul-2021. ISSN 2183-8453.  https://doi.org/10.31252/rpso.07.09.2019.

Introdução:

A Perda Auditiva Induzida pelo Ruído (PAIR) pode causar limitações ou restrições em algumas atividades sociais e laborais. A comunicação oral pode ficar prejudicada e pode haver diminuição na capacidade de monitorizar o ambiente de trabalho (com maior risco de acidentes laborais).

Objetivo:

Avaliar a perceção de trabalhadores sobre a restrição secundária à PAIR.

Métodos:

Trata-se de um estudo do tipo transversal, quantitativo. Participaram 49 trabalhadores, com audiogramas sugestivos de PAIR. Analisaram-se as audiometrias e foi aplicado o questionário Hearing Handicap Inventory for Adults (HHIA).

Resultados:

Os participantes eram na maioria homens, com média de idade entre 40 a 49 anos e menos de dez anos de exposição a um nível médio de ruído de 87,61 dB(A). Quanto aos achados da audiometria, a perda auditiva foi do tipo sensório neural bilateral e de acordo com a classificação BIAP-2014, predominou o grau leve bilateral. Quanto aos scores de domínios social, emocional e total do questionário Hearing Handicap Inventory for Adults (HHIA), encontrou-se restrição de participação auditiva, variando de leve a moderada nos domínios emocional e total.

Conclusão:

Os trabalhadores com casos sugestivos de Perda Auditiva Induzida pelo Ruído apresentaram restrição de participação secundária a perda auditiva, podendo impactar negativamente na participação social, capacidade de trabalho e qualidade de vida. Isso reforça a necessidade de prevenção da Perda Auditiva Induzida pelo Ruído através dos programas de preservação auditiva, que vão além da monitorização auditiva, assim como a reabilitação auditiva para esses trabalhadores.

Palavras-chave : Saúde do trabalhador; Perda auditiva; Audição; Qualidade de vida; Prevenção.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )