SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8DANOS OCUPACIONAIS ASSOCIADOS AO ARSÉNIO, COM ENFASE NO SETOR DA CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE OBRAS DE ARTEAUTISMO E SAÚDE OCUPACIONAL índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Saúde Ocupacional online

versão impressa ISSN 2183-8453

Resumo

SANTOS, M  e  ALMEIDA, A. AVALIAÇÃO DA EVIDÊNCIA DE DANO PARA A SAÚDE DOS CONSERVADORES-RESTAURADORES, RELATIVAMENTE À EXPOSIÇÃO A BACTÉRIAS. RPSO [online]. 2019, vol.8, pp.S250-S261.  Epub 12-Jul-2021. ISSN 2183-8453.  https://doi.org/10.31252/rpso.23.11.2019.

Introdução e Objetivo:

O setor da Conservação e Restauro ainda não foi abordado pela Saúde Ocupacional de uma forma completa ou exaustiva, pelo que se registam várias lacunas de conhecimento.

Os autores tiveram como objetivo recolher e resumir toda a informação que encontraram sobre o tema.

Metodologia:

Foi realizada uma pesquisa em fevereiro de 2019, considerando os motores de busca Scopus; PubMed/ MedLine; Web of Science; Science Direct; Academic Search Complete; CINALH; Database of Abstracts and Reviews; Central Register of Controlled Trials; Cochrane Database of Systematic Reviews; Nursing and Allied Health Collection; MedicLatina e RCAAP.

Conteúdo/ Resultados e Discussão:

O foco da literatura em contexto de risco microbiológico neste setor, incide no objeto e não no profissional. Os microrganismos podem estar inseridos em bioaerossóis, poeiras, fibras ou gotas de líquidos, entrando para o organismo via inalatória.

O crescimento bacteriano fica favorecido com a humidade e pela existência de biofilme; por sua vez, surge atenuação se se proceder a limpeza das poeiras, dos excrementos de pássaro e escolha dos materiais de revestimento, para atenuar eventuais fontes de nutrientes.

Alguns métodos bactericidas podem apresentar toxicidade para a saúde, sendo esta muito elevada com alguns agentes usados na fumigação.

Conclusões:

Desde longa data que são conhecidos malefícios associados à exposição a microrganismos. Contudo, esta profissão é ainda muito pouco estudada em contexto de Saúde Ocupacional e os riscos do eventual contato com Bactérias não são exceção. Seria muito pertinente que surgissem equipas motivadas para estudar este setor e colmatar parte das limitações encontradas, não desenvolvidas na literatura internacional.

Palavras-chave : conservação; restauro; conservador-restaurador; saúde ocupacional; medicina do trabalho; bactérias.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )