SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9CREATING GUIDELINES FOR THE MANAGEMENT OF SCABIES AT SÃO JOÃO HOSPITAL, FOLLOWING A SHORT EXTENT OUTBREAKPREVALENCE OF MUSCULOSKELETAL SYMPTOMATOLOGY IN UNDERGRADUATE NURSING STUDENTS: A SYSTEMATIC LITERATURE REVIEW author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Saúde Ocupacional online

Print version ISSN 2183-8453

Abstract

FARIA, J; VEIGA, P  and  RIBEIRO, J. RISCOS PSICOSSOCIAIS, SAÚDE E BEM-ESTAR: ANÁLISE DE UMA EMPRESA DE CABLAGEM EM PORTUGAL. RPSO [online]. 2020, vol.9, pp.39-52.  Epub July 15, 2021. ISSN 2183-8453.  https://doi.org/10.31252/rpso.30.05.2020.

Objetivo:

O objetivo do estudo foi avaliar os riscos psicossociais a que estão expostos os trabalhadores numa empresa de cablagem, em Portugal, e avaliar o seu impacto em termos de saúde e bem-estar dos trabalhadores.

Metodologia:

A exposição a riscos, os níveis de risco e o estado de saúde e bem-estar foram autorreportados pelos trabalhadores. O instrumento de recolha de dados primários foi a versão curta do Copenhagen Psychosocial Questionnaire. A análise de dados foi descritiva. Foi avaliada a confiabilidade da escala, realizada a análise semáforo e calculado risco relativo da exposição a riscos psicossociais.

Resultados:

Os trabalhadores percecionam exposição a vários riscos psicossociais, em particular os trabalhadores na linha de produção e do sexo feminino. Em geral, o ambiente psicossocial de trabalho deteriorado está associado a menores índices de saúde e bem-estar.

O estudo identifica as exigências do trabalho e a insegurança laboral como os principais fatores de riscos psicossociais. No entanto, alguns dos fatores de riscos percecionados menos frequentemente como Relações Sociais e Liderança, Qualidade de Liderança, Recompensas, Conflito Trabalho/ Família e Autoeficácia têm um forte impacto na saúde e bem-estar dos trabalhadores que os percecionam.

Conclusões:

Os resultados realçam a necessidade de uma abordagem multidimensional à avaliação e à gestão dos riscos psicossociais, para facilitar a intervenção mais orientada aos diferentes fatores de riscos e aos diferentes grupos de trabalhadores.

Keywords : Riscos psicossociais; Saúde do Trabalhador; Condições de Trabalho; Ambiente de Trabalho; Satisfação no Trabalho, Saúde Ocupacional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )