SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9CRIAÇÃO DE UM PROTOCOLO DE ATUAÇÃO EM CASO DE ESCABIOSE NO CENTRO HOSPITALAR DE SÃO JOÃO, NA SEQUÊNCIA DE UM SURTO DE PEQUENA DIMENSÃOPREVALÊNCIA DA SINTOMATOLOGIA MÚSCULO ESQUELÉTICA NOS ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM ENFERMAGEM: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Saúde Ocupacional online

versão impressa ISSN 2183-8453

Resumo

FARIA, J; VEIGA, P  e  RIBEIRO, J. RISCOS PSICOSSOCIAIS, SAÚDE E BEM-ESTAR: ANÁLISE DE UMA EMPRESA DE CABLAGEM EM PORTUGAL. RPSO [online]. 2020, vol.9, pp.39-52.  Epub 15-Jul-2021. ISSN 2183-8453.  https://doi.org/10.31252/rpso.30.05.2020.

Objetivo:

O objetivo do estudo foi avaliar os riscos psicossociais a que estão expostos os trabalhadores numa empresa de cablagem, em Portugal, e avaliar o seu impacto em termos de saúde e bem-estar dos trabalhadores.

Metodologia:

A exposição a riscos, os níveis de risco e o estado de saúde e bem-estar foram autorreportados pelos trabalhadores. O instrumento de recolha de dados primários foi a versão curta do Copenhagen Psychosocial Questionnaire. A análise de dados foi descritiva. Foi avaliada a confiabilidade da escala, realizada a análise semáforo e calculado risco relativo da exposição a riscos psicossociais.

Resultados:

Os trabalhadores percecionam exposição a vários riscos psicossociais, em particular os trabalhadores na linha de produção e do sexo feminino. Em geral, o ambiente psicossocial de trabalho deteriorado está associado a menores índices de saúde e bem-estar.

O estudo identifica as exigências do trabalho e a insegurança laboral como os principais fatores de riscos psicossociais. No entanto, alguns dos fatores de riscos percecionados menos frequentemente como Relações Sociais e Liderança, Qualidade de Liderança, Recompensas, Conflito Trabalho/ Família e Autoeficácia têm um forte impacto na saúde e bem-estar dos trabalhadores que os percecionam.

Conclusões:

Os resultados realçam a necessidade de uma abordagem multidimensional à avaliação e à gestão dos riscos psicossociais, para facilitar a intervenção mais orientada aos diferentes fatores de riscos e aos diferentes grupos de trabalhadores.

Palavras-chave : Riscos psicossociais; Saúde do Trabalhador; Condições de Trabalho; Ambiente de Trabalho; Satisfação no Trabalho, Saúde Ocupacional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )